Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Aston Martin vai produzir versão limitada do Vanquish Zagato Coupé

Fruto da parceria entre a Aston Martin e a Zagato, durante cinco décadas, está mais um automóvel de sonho, o brutal Aston Martin Vanquish Zagato Coupé, que foi apresentado oficialmente durante o fim-de-semana do mítico Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no lindíssimo Lago Como, em Itália. O elevado interesse revelado pelos participantes do evento permitiram tornar o protótipo numa realidade, tendo a Aston Martin revelado que irá lançar uma série limitada de apenas 99 unidades do Vanquish Zagato Coupé, que será produzida nas suas instalações em Gaydon, no Reino Unido.

Com as primeiras unidades destinadas a serem entregues no primeiro trimestre de 2017, este modelo irá assim juntar-se aos quatro modelos criados através desta parceria, como o V12 Vantage Zagato de 2011 (fotografado em Lisboa pelo nosso amigo João Meneses), o DB7 Vantage Zagato de 2002, V8 Vantage Zagato de 1986 e DB4 GT Zagato de competição de 1960, tendo este último um valor estimado de 10 milhões de euros.

Este modelo destaca-se pelo clássico tejadilho de dupla bolha, como é habitual nos modelos Zagato, e outros elementos únicos como a carroçaria totalmente em fibra de carbono, novas luzes de onde se destacam os originais farolins traseiros de formato arredondado (similares aos usados pelo Aston Martin Vulcan), spoiler ajustável automáticamente, quadrupla saída de escape e grelha de desenho original.

Em termos de motorização, o Vanquish Zagato Coupé utilizará o bloco 6.0 V12 atmosférico, que no entanto foi optimizado de forma a debitar 600cv de potência, o suficiente para garantir a este modelo que atinga os 100km/h em apenas 3.5 segundos. Juntamente ao motor referido, este Vanquish utilizará uma suspensão específica, que proporcionará um comportamento único, típico de um GT muito especial.