Dacia abre encomendas do Striker em Portugal: a gama deste novo crossover começa com a versão mild hybrid-G 140 e tem um preço canhão

Há cerca de três meses, a Dacia mostrava o seu novo automóvel, uma mistura entre SUV, carrinha e berlina, com um preço acessível – as primeiras informações eram de que iria começar nos 25 mil euros. Mas, hoje, percebemos que o preço de entrada é mais baixo.
Com a abertura das encomendas em Portugal, ficámos saber que o Dacia Striker arranca nos 23 850 euros, para a versão Essential mild hybrid-G 140, que junta gasolina e GPL a um sistema híbrido ligeiro de 48 V. Disponível com caixa manual ou automática, tem uma autonomia «combinada de cerca de 1580 quilómetros».
Segue-se a versão hybrid 155, onde o Striker combina um motor a gasolina de quatro cilindros e 1,8 litros com dois motores eléctricos e uma caixa automática. A Dacia diz que este modelo pode circular em modo eléctrico durante até «80% do tempo de condução em cidade».

Já a opção hybrid 150 4×4 acrescenta tracção integral e cinco modos de condução. Na tabela de preços anunciada para Portugal, esta motorização está associada ao nível Extreme, por 32 200 euros, o valor mais elevado da gama apresentada.
O Essential inclui jantes de aço de dezassete polegadas com tampões bicolores, barras de tejadilho, ecrã central de 10,1 polegadas e «serviços conectados», além de um painel de instrumentos digital de sete polegadas. O equipamento inclui, ainda, «ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros e vidros eléctricos nas quatro portas».
No Expression temos jantes de liga leve de dezassete polegadas, climatização automática de duas zonas, travão de estacionamento eléctrico com Auto Hold e uma consola central com apoio de braço. Aqui, há, também, retrovisores eléctricos rebatíveis, saídas de ventilação para os lugares traseiros e duas portas USB atrás.

A partir desta base, o Extreme distingue-se pelas j«antes de dezoito polegadas, pelos apontamentos em cobre e pelo tejadilho panorâmico fixo em vidro», além dos «estofos laváveis em TEP microcloud, tapetes de borracha, cartão mãos-livres e controlo de velocidade em descidas». O sistema Media Nav Live mantém o ecrã de 10,1 polegadas, mas junta a navegação conectada e vem acompanhado por som Arkamys 3D com seis altifalantes.
O Journey também inclui jantes de dezoito polegadas, cartão mãos-livres, Media Nav Live e o sistema de som Arkamys. As diferenças passam pela «porta da bagageira eléctrica com abertura mãos-livres, pelo banco do condutor com regulação semieléctrica, pelos bancos dianteiros e volante aquecidos e pelo carregador sem fios para smartphone».
Em resumo, os preços começam nos 23 850 euros para o Essential mild hybrid-G 140. No nível Expression, a mesma motorização custa 25 450 euros com caixa manual e 27 050 euros com caixa automática. O Extreme está disponível por 29 000 euros com o mild hybrid-G 140 automático, 30 400 euros com o hybrid 155 e 32 200 euros com o hybrid 150 4×4. Já o Journey custa 27 400 euros com o mild hybrid-G 140 manual, 29 000 euros com a variante automática e 30 400 euros com o hybrid 155.











