Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Grupo Volkswagen implementa filtros de partículas em motores a gasolina

Demonstrando o seu empenho em tornar as motorizações de combustão cada vez mais compatíveis com as questões ambientais, o Grupo Volkswagen acaba de anunciar que irá introduzir um sistema de filtros de partículas em motorizações a gasolina já a partir do próximo ano.

Esta medida irá afectar motorizações TSI e TFSI, disponíveis em todos os modelos das diversas marcas do grupo. Numa fase inicial, já a partir de Junho de 2017, o novo Volkswagen Tiguan com a motorização 1.4 TSI e o novo Audi A5 com a motorização 2.0 TFSI serão os primeiros modelos a receber este sistema.

Este sistema será posteriormente implementado nos restantes modelos. Segundo o Dr. Ulrich Eichhorn, Responsável pela divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo VW, a implementação deste sistema permitirá reduzir até 90% as emissões de motorizações a gasolina com sistemas de injecção directa.

“Depois de aumentarmos a eficiência e reduzirmos as emissões de CO2, estamos agora a implementar um sistema que permitirá reduzir, de forma sustentada, o nível de emissões produzido pelas motorizações a gasolina ao introduzir de série o sistema de filtro de partículas”.

Mas, apesar desta medida afectar apenas motorizações a gasolina, o Grupo Volkwagen irá aplicar outras medidas mais eficazes para reduzir as emissões poluentes de motorizações a gasóleo, ao afirmar que “No futuro, todos os modelos serão equipados com as últimas e mais eficazes tecnologias de conversão catalítica SCR”.