Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Update 8.0 da Tesla reforça segurança

A Tesla acaba de lançar a actualização oficial 8.0, com vista a tornar os modelos X e S mais seguros do que nunca. Além de melhorar a interface, graças ao novo grafismo, que torna a interacção mais intuitiva, o sistema recebe uma importante melhoria nos comandos por voz, adicionando ao mesmo tempo suporte a novos idiomas (Francês e Alemão), sistema de navegação que permite agora utilizar toda a área do ecrã, permitindo assim reproduzir as informações mais importantes e com zoom automático dos mapas de acordo com o local onde se encontra (como um cruzamento).

Outras importantes melhorias estão relacionadas com o sistema de condução autónoma, como o facto do sistema desactivar o sistema de Autosteer (controlo de direcção) quando forem ignorados avisos de segurança, novo grafismo no painel de instrumentos mais fácil de intuitivo, actuação melhorada do radar de bordo e actuação mais suave e segura durante situações de para-arranca em trânsito.

Porém, a medida mais mediática será o sistema de protecção de sobreaquecimento da cabine, uma medida que permitirá, aos condutores que insistem em deixar passageiros (como crianças e animais) fechados dentro da viatura, que estes permaneçam em segurança, uma vez que o sistema activa o circuito de climatização sempre que a temperatura ambiente superar os 105ºF (40ºC). Este problema originou, até ao momento, 30 mortes nos Estados Unidos, só durante o ano de 2016, e isto sem contabilizarmos os animais de estimação que ficam fechados dentro das viaturas.

Apesar da Toyota ter uma solução similar com os anteriores PRIUS equipados com painel de energia solar, estes estavam limitados à recirculação de ar e não à activação do ar condicionado, de forma a estabilizar a temperatura. Esta solução poderá funcionar durante um período máximo de 12 horas, mas segundo um tweet enviado por Elon Musk, o Presidente e CEO da Tesla Motors, que caso as baterias estejam totalmente carregadas, o circuito de arrefecimento poderia funcionar durante um ano inteiro.