Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

McLaren usa portátil Compaq de 20 anos para fazer revisões ao supercarro F1

O McLaren F1 continua a ser um automóvel fascinante e único no mercado, sendo ainda o veículo de produção com motor atmosférico mais rápido de sempre, tendo sido produzidos um total de 106 unidades. Durante uma visita às instalações da McLaren, membros do blog Jalopnik descobriram uma ferramenta fora do comum, um computador portátil Compaq LTE 5280 do início da década de 90.

Quando questionados, os responsáveis de manutenção da McLaren afirmaram que precisam de recorrer a esta raridade por duas razões simples, por utilizarem uma interface de comunicação igual à suportada pelo fenomenal McLaren F1, a antiquada interface CA Card, e pelo facto do software utilizado utilizar o MSDOS como sistema operativo base. Como tal, a McLaren tem procurado e mantém um stock de componentes para garantir que este Compaq continue em funcionamento.

Apesar de tudo, a McLaren afirma que está a tentar desenvolver uma nova interface, compatível com as normas actuais (como USB), uma vez que é cada vez mais complicado encontrar componentes para o portátil Compaq, e que a fiabilidade deste equipamento já não está ao nivel do que foram em tempos. A reportagem está muito interessante, e merece uma vista de olhos na página original, que poderá encontrar no seguinte endereço: Jalopnik.com

McLaren_F1_MTC-02