Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Conheça os cinco melhores protótipos do Salão Automóvel de Paris 2016

Depois dos meses de Verão, em que o mercado esteve mais parado, a Indústria Automóvel regressa em grande aquele que é um dos maiores salões automóveis com inúmeras novidades, tanto em termos de lançamentos como de protótipos. Foi a pensar nestes últimos que decidimos criar uma lista que engloba aqueles que consideramos como sendo os protótipos mais desejados do Mondial de L’Automobile 2016.

BMW X2

Com o X2 Concept, a BMW tenta assim completar a família de SUVs desportivos, na qual estão incluídos os conhecidos X4 e X6. Este modelo, que deverá começar a ser produzido em 2018, irá partilhar inúmeros elementos com o actual X1 como as motorizações e suspensão, permitindo assim disponibilizar versões com tracção dianteira e com tracção integral, através do sistema xDrive. Em termos de motorizações, espera-se a utilização das soluções actualmente existentes na gama X1, embora seja esperado o lançamento de uma versão M, de forma a rivalizar com o Mercedes-AMG GLA 45.

Lexus UX Concept

Através do UX Concept, os designers da Lexus libertaram toda a sua criatividade, ao criar um protótipo que deverá servir de inspiração para os futuros modelos da marca de luxo nipónica. Desenvolvido no Centro de Design ED2, localizado no Sul de França, este modelo pretende demonstrar como é possível aliar-se o desempenho de um verdadeiro off-roader com a versatilidade de um crossover, ao mesmo tempo que o visual arrojado do exterior é espelhado no interior, solução que a Lexus designa de design “Inside-Out”.

Mercedes-Benz EQ

Através do novo EQ Concept, a Mercedes-Benz revelou a futura sub-marca que será dedicada ao lançamento de modelos eléctricos, com um curioso crossover inspirado no actual GLC, que se destaca por vir equipado com um conjunto de motores eléctricos capazes de debitar 402 cv de potência e 700 Nm de binário, o que permitirá atingir os 100 km/h em menos de 5 segundos. Apesar de não terem sido revelados dados sobre as baterias, a Mercedes-Benz admite que este modelo terá uma autonomia de 500 quilómetros, podendo esta ser carregada através de carregadores rápidos ou por indução (carregamento sem fios). Deverá chegar ao mercado em 2019, e terá um preço equiparável ao actual GLC.

Renault Trezor

Apesar das escassas possibilidades de vir a ser produzido, o Concept Trezor da Renault não demonstrou ter dificuldades em ser um dos protótipos mais procurados pelos visitantes do Salão, não só devido ao visual futurista e atraente, como pela invulgar abertura de acesso aos lugares dos ocupantes, com toda a superfície superior a abrir e desloca-se para a secção dianteira, como se estivéssemos perante o verdadeiro Batmobile. Mas, além do visual original, o Trezor destaca-se por recorrer ao motor utilizado pela Renault e.dams, a equipa bicampeã da Formula-E, totalmente eléctrica, com os seus 350 cv de potência e 380 Nm de binário, o suficiente para permitir ao Trezor atingir os 100 km/h em menos de 4 segundos. No interior destaque para o visual pioneiro, como o sistema de recolha do volante, quando é activado o modo de condução autónoma.

Volkswagen ID

O Volkswagen ID é a visão do gigante alemão, que pretendem chegar aos três milhões de veículos eléctricos vendidos até 2025, afastando-se assim de qualquer associação negativa que o escândalo das emissões gerou em 2014. Previsto para ser produzido em 2020, o VW ID será lançado em conjunto com o Golf, e terá à sua disposição motores eléctricos com diferentes níveis de potência, bem como autonomias que poderão variar entre os 400 a 600 quilómetros. Terá integrado soluções como condução autónoma e head-up display avançado com projecções virtuais no para-brisas.