Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Rosberg dominante em Suzuka

Nico Rosberg dominou este fim-de-semana em Suzuka, o mítico circuito onde habitualmente decorre o Grande Prémio do Japão. O excelente arranque realizado permitiu ao piloto alemão dominar a prova sem qualquer tipo de oposição. O mesmo não ocorreu a Lewis Hamilton, que apesar de ter partido da segunda posição, o mau arranque, em conjunto com o facto de se encontrar na parte húmida da pista relegou-o para a oitava posição, obrigando-o a recuperar.

Apesar desta situação, e de um início de corrida em que revelou dificuldades em conseguir ultrapassar os Red Bull e Ferrari, só após a paragem nas boxes para a troca de pneus duros, Hamilton conseguiu recuperar lugares, chegando à terceira posição, com o qual terminou a prova. O piloto inglês só não conseguiu um resultado melhor devido à excelente condução de Max Verstappen, que conseguiu sempre defender-se dos ataques de Hamilton no final da prova, mas também dos constantes ataques de Sebastian Vettel durante a parte inicial da corrida.

Já Daniel Ricciardo, vencedor da anterior prova, teve uma corrida algo desinteressante, ao terminar a prova na sexta posição. Já na Ferrari, apesar de Raikkonen não se ter destacado, embora tenha conseguido terminar à frente de Ricciardo, só Vettel conseguiu dar luta na conquista da segunda posição no início da prova, até ao momento em que teve que conter a sua condução de modo a poupar os pneus.

Através deste resultado, a Mercedes-AMG Petronas consegue conquistar o seu terceiro título consecutivo de Construtores, com um total de 593 pontos, tendo a Red Bull acumulado um total de 385 pontos que poderão ser fundamentais para garantir a segunda posição do mundial, à frente da Ferrari, que tem de momento 335 pontos. Em termos de pilotos, Rosberg conseguiu alargar a sua vantagem a Hamilton, com 313 pontos face aos 280 do piloto britânico, mas a vitória no mundial de pilotos ainda não está decidida, visto ainda existirem em calendário quatro provas (EUA, México, Brasil e Abu Dhabi). Ricciardo mantém-se na terceira posição com 212 pontos, Raikkonen com 170 na quarta posição e Verstappen a conseguir conquistar a quinta posição em conjunto com Vettel, tendo ambos 165 pontos.

2016 Japanese Grand Prix