Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Bosch e Daimler demonstram serviço de estacionamento autónomo

A Daimler e a Bosch uniram-se para demonstrarem como o estacionamento sem condutor já é uma realidade, numa acção que decorreu no parque de estacionamento no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda. Com um simples gesto através de um smartphone, os veículos seguem sem condutor para o lugar de estacionamento, sem qualquer necessidade de intervenção por parte do condutor.

Esta solução de “piloto automático” poderá ser experimentada, a partir do início de 2018, pelos visitantes do museu da Mercedes-Benz e utilizadores do parque de estacionamento, evitando desta forma perder tempo a estacionar os seus veículos. Este sistema implicará que o condutor estacione o veículo na área de entrega, usando a app para que o veículo possa ser encaminhado, autonomamente, para o lugar de estacionamento atribuído.

O estacionamento automatizado é viabilizado através de uma infraestrutura criada pela Bosch, em conjunto com a tecnologia Mercedes-Benz equipada nos veículos da Marca. Os sensores instalados no parque de estacionamento controlam o corredor, a sua zona circundante e manobram o veículo. A tecnologia equipada no veículo desempenha as manobras de condução em segurança e em resposta aos comandos da infraestrutura de estacionamento de veículos.

A estreia do serviço foi efectuada no dia 24 de Julho, e deverá ser seguida por um extenso período de testes. O projecto tem sido supervisionado desde o seu início pelas autoridades locais, pelo conselho regional de Estugarda e pelo ministro dos transportes, bem como pelos avaliadores das autoridades de inspecção técnica TÜV Rheinland com o objectivo de avaliarem o funcionamento em segurança da tecnologia. Antes da implementação do serviço de estacionamento automatizado no início de 2018 será necessária a aprovação final da parte das autoridades de licenciamento.