Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW renova gama i3 com versão desportiva

A BMW revelou hoje um pequeno restyling à gama i3, no qual se junta uma nova versão, o i3s, mais desportivo e com direito a um motor eléctrico mais potente, estando prevista a chegada ao mercado nacional durante o próximo mês de Novembro.

Visualmente a nova gama i3 recebe ligeiras alterações, como o novo pára-choques que vê os anteriores faróis de nevoeiro redondos a serem substituídos por novas luzes LED, ópticas que passam a ser totalmente em LED de série em todas as versões, e novos acabamentos como as novas cores exteriores metalizadas Melbourne Red e Imperial Blue.

No interior as mudanças estão maioritariamente relacionadas com a integração de um novo ecrã táctil de 10,25 polegadas para o sistema de infoentretenimento, que recebe a actualização gráfica e funcional do sistema iDrive da BMW, com zonas personalizáveis e novas funções, como planificação de rota em função das estações de carregamento. Este sistema acaba também por receber suporte para a plataforma Apple CarPlay.

Mas a grande novidade na gama é a nova versão desportiva i3s, que recebe um aumento da largura da via traseira em 40 mm, suspensão desportiva rebaixada em 10 mm e pneus de 20 polegadas mais largos (175/55 à frente e 195/50 atrás), fundamentais para garantirem um melhor comportamento para suportar um aumento de potência do motor eléctrico, que passa agora a debitar 184 cavalos e 270 Nm de binário.

Este incremento de 14 cavalos e 20 Nm face à versão “normal” garante uma aceleração de 6,9s (menos 0,4s) dos 0-100 km/h, embora a velocidade máxima se mantenha nos 150 km/h, limitado electronicamente. Em termos de autonomia, visto manter-se a bateria de 94 Ah (33 kWh), a BMW anuncia até 300 quilómetros em ciclo NEDC, mas revela que numa condução real, esse valor esteja mais próximo dos 200 quilómetros. Poderá sempre optar pela versão REX (extensor de autonomia), disponível para ambas a versões (i3 e i3s).