Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Deixe-se surpreender pelo interior do novo Classe A

Após a revelação de algumas imagens de protótipos sem camuflagem em alguns meios da especialidade, a Mercedes-Benz optou por apresentar oficialmente alguns detalhes sobre o novo Classe A, que será apresentado oficialmente em Março, durante o próximo Salão Automóvel de Genebra. Curiosamente, ao contrário do habitual, a Mercedes-Benz optou por revelar o interior do novo modelo, contrariando a tendência de revelar este espaço só após a revelação das linhas exteriores.

Com um visual claramente inspirado nos mais recentes modelos de topo da marca de Estugarda, o novo Classe A contará com um interior mais espaçoso e luxuoso, de onde predominam duas secções específicas, uma inferior e uma superior, separadas por uma estrutura principal que aparenta flutuar. Entre as novidades que mais se destacam está o novo volante, inspirado no existente no novo Classe S, novas saídas de ventilação em forma de turbina como as presentes no Classe E Cabrio e Coupé, ou o sistema de duplo ecrã LCD, um de para a instrumentação e outro para o sistema de infoentretenimento, tal como acontece no Classe S e Classe E.

Estes ecrãs estarão disponíveis em três variantes, um com ambos os ecrãs de 7 polegadas, outra variante com um ecrã de 7 polegadas e outro de 10,25 polegadas, ou com ambos os ecrãs da instrumentação e do sistema de infoentretenimento com 10,25 polegadas. Tendo em conta as imagens reveladas, fica-se com a impressão de estarmos perante uma subida significativa na qualidade dos materiais utilizados, graças à aplicação de revestimentos que revelam maior cuidado e qualidade superior, como madeiras porosas (opcional), aproximando o compacto da Mercedes de modelos de segmentos superiores.

Para reforçar o visual desportivo e futurista deste interior, o Classe A contará com a opcional solução de iluminação de lâmpadas LED de baixo consumo e longa duração, que através de uma combinação de iluminação directa e indirecta, permitem criar um ambiente extremamente especial, onde nem sequer o interior das saídas de ventilação escapam a esta personalização. Ao todo, o Classe A vê o número de cores disponíveis subir das anteriores 12 para 64, permitindo personalizar a iluminação e o “mood” do ambiente ao seu estado de espírito.

Um dos elementos que contribuiu para o aumento significativo do espaço no interior foi a aplicação de novos bancos dianteiros que foram criados para garantir um maior conforto aos ocupantes, bem como tornando-os mais eficientes em termos de climatização, daí ser possível incluír um sistema de aquecimento e de arrefecimento. Optando pelo pack de bancos multicontorno, habitualmente exclusivo nos modelos de segmento superior, terá acesso a um sistema de câmaras de ar que são insufladas e esvaziadas num movimento de pulsação ou cíclico, permitindo assim oferecer um efeito de massagem na zona lombar.