Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo inicia produção do XC40 na Bélgica

A Volvo iniciou na passada quarta-feira a produção em série do novo XC40, na sua fábrica em Gent, na Bélgica. Este novo modelo, que já recebeu mais de 13 mil encomendas, representa a entrada da Volvo no segmento dos SUV compactos, o mesmo que tem registado a maior taxa de crescimento nos últimos anos, representando uma aposta fundamental para o crescimento da marca a nível global, que pretende crescer das actuais 534 mil unidades anuais para 800 mil.

Não nos podemos esquecer que a gama SUV da Volvo, que conta com o XC90 e XC60, são os modelos que mais vendem de toda a gama Volvo. O Novo XC40 é o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture), que servirá de base aos futuros modelos da gama 40 e que proporcionará à Volvo Cars as sinergias e economias de escala necessárias para competir no segmento Premium de automóveis de menores dimensões.

Os preparativos para o início de produção em Gent iniciaram-se há muito, tendo a fábrica recebido consideráveis investimentos nos últimos anos, não só para a transformação das linhas de montagem para receberem a nova plataforma CMA, como através da criação de uma nova área de pintura adicional de 8.000 metros quadrados. Foram instalados 363 novos robots, incluindo um que mereceu a alcunha “the Beast” (dada pelos colaboradores de Gent), devido às suas elevadas dimensões, visto que será utilizado para levantar a parte inferior do automóvel para uma correia transportadora perto do tecto da fábrica.

A fábrica belga, que iniciou as suas operações em 1965, é hoje uma das duas fábricas europeias da Volvo Cars, em conjunto com a fábrica de Torslanda na Suécia, sendo responsável pela produção dos modelos V40, V40 Cross Country, S60 e V60. A chegada do primeiro XC40 a sair da linha de montagem foi recebida por diversos convidados ilustres, onde se incluiram Charles Michel (Primeiro Ministro Belga), Håkan Samuelsson (Presidente e CEO da Volvo Cars) e Javier Varela (Senior Vice President – Manufacturing e Logistics da Volvo Cars).

Para Håkan Samuelsson: “Hoje é um dia de orgulho para Gent, para a empresa e para os nossos colaboradores que fizeram um excelente trabalho na preparação da fábrica para o início da produção deste novo modelo. O XC40 representa um futuro risonho para Gent e para a Volvo Cars.