Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford Mondeo Station Wagon renova frota VMER do INEM

A Ford Lusitana e o FordStore Hermotor concretizaram esta semana a entrega de 22 unidades Ford Mondeo 2.0TDCi 150cv PowerShift SW ao INEM, em cerimónia que decorreu no Hospital Amadora-Sintra – Prof. Dr. Fernando Fonseca. Durante a cerimónia, duas das unidades VMER (Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação) ficaram nesta unidade hospitalar, tendo as restantes 20 sido entregues a outras unidades de todo o país, estando prevista a renovação das restantes 24 viaturas actualmente ao serviço.

Este processo de renovação teve início a 20 de Abril, altura em que saiu um despacho que permitiu a aquisição e gestão de frota VMER por parte do INEM, para responder à urgente necessidade de substituição célere dos veículos actualmente em funcionamento, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública.

O veículo seleccionado foi o Ford Mondeo 2.0TDCi de 150 cv com caixa automática PowerShift, na versão station wagon. Os veículos foram transformados pela empresa especializada Futurvida, dotando-os com todas as alterações e equipamentos relevantes para o desempenho da sua função. Exteriormente receberam a caracterização específica das VMER operadas pelo INEM. De resto, estes Ford Mondeo 2.0TDCi Station Wagon são em tudo semelhantes aos que circulam em Portugal.

A rede de VMER do INEM encontra-se actualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, estando 14 localizadas no norte do país, dez no centro, e 20 viaturas no sul, nas quais 17 estão presentes na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, estando as três restantes localizadas na região do Algarve.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objectivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações. As VMER actuam na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

Veja agora a lista de Unidades Hospitalares que receberam a nova VMER Ford Mondeo SW:

– Unidade Local de Saúde do Alto Minho: VMER de Viana do Castelo
– Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães: VMER de Guimarães
– Centro Hospitalar Tâmega e Sousa: VMER de Penafiel
– Centro Hospitalar De Entre Douro e Vouga: VMER de Santa Maria da Feira
– Centro Hospitalar Médio AVE: VMER de Famalicão
– Hospital de Braga: VMER de Braga
– Hospital de Santa Maria Maior, Barcelos: VMER de Barcelos
– Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra: VMER dos Covões
– Centro Hospitalar Baixo Vouga: VMER de Aveiro
– Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano: VMER de Castelo Branco
– Hospital Distrital da Figueira da Foz: VMER da Figueira da Foz
– Centro Hospitalar Médio Tejo: VMER de Abrantes
– Centro Hospitalar Barreiro-Montijo: VMER do Barreiro
– Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca: VMER Amadora – Sintra
– Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo: VMER de Beja
– Hospital Beatriz Ângelo: VMER de Loures
– Hospital Distrital De Santarém: VMER de Santarém
– Unidade Local Do Norte Alentejano: VMER de Portalegre
– Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano: VMER de Santiago do Cacém
– Hospital do Espírito Santo – ÉVORA: VMER de Évora
– Centro Hospitalar Do Algarve (2 viaturas): VMER de Albufeira/VMER de Portimão