Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Aeroportos londrinos caóticos durante mudança de sistema de gestão de tráfego aéreo

Se pretende visitar Londres, ou fazer uma viagem que implique efectuar escala nos Aeroportos de Heathrow ou Gatwick, prepare-se para atrasos bem acima do habitual, durante as próximas semanas, devido às alterações do sistema de controlo de tráfego aéreo.

A NATS, entidade responsável pela gestão do tráfego aéreo no Reino Unido, iniciou o processo de actualização dos sistemas de controlo de tráfego aéreo para um sistema totalmente digital no seu comando central em Swanwick, Hampshire. Através desta actualização, os controladores de tráfego aéreo deixam de usar as tradicionais folhas de papel com as informações de voo, passando a usar um sistema totalmente digital com todas as informações necessárias.

O problema com esta actualização prende-se com a necessidade dos aeroportos mais movimentados verem o seu tráfego reduzido significativamente, até que os controladores áereos estejam devidamente adaptados ao funcionamento do novo sistema. Esta situação será particularmente caótica nos dois principais aeroportos londrinos, o de Heathrow e Gatwik, embora já estejam a ser sentidos atrasos em aeroportos como o de Standsted, Luton e London City.

Durante o processo de adaptação, o Aeroporto de Heathrow verá a sua capacidade reduzida para 80% do habitual durante os próximos 10 dias, passando para 90% durante os seguintes, até regressar ao normal. Além da redução da sua capacidade, todos os voos deverão contar com uma média de 20 minutos de atraso nas suas partidas. Para reduzir o impacto, foi autorizado o alargamento do horário de voo em Heathrow, sendo permitido aos aviões aterrar e levantar mais cedo e mais tarde que o habitual.

Esta actualização implicou um investimento de 700 milhões de libras (800 milhões de euros), tendo toda a operação sido preparada ao longo dos últimos meses. Esta actualização é considerada fundamental para se poder lidar com o constante aumento do tráfego aéreo de e para o Reino Unido. Recordamos que o Aeroporto de Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa, e o sétimo a nível global, tendo em 2017 lidado com mais de 78 milhões de passageiros, um aumento de 3% face a 2016.