Ford revela novo Focus
Foi revelado esta semana, em Colónia, na Alemanha, a quarta geração do Ford Focus, 20 anos depois do lançamento do modelo original. O novo Ford Focus, que foi desenvolvido de raíz, promete ser o mais completo e competente de sempre em termos técnicos, segundo os responsáveis da marca.
![](https://motormais.pt/wp-content/uploads/2018/04/Ford-Focus-18_01-750x460.jpg)
20 Anos depois do modelo original, que veio causar muitas dores de cabeça aos restantes fabricantes com ofertas neste segmento, ao conseguir conquistar perto de 7 milhões de clientes só na europa, e mais de 16 milhões de clientes a nível global desde o seu lançamento em 1998. Criado totalmente de raíz, esta quarta geração apresenta-se nos formatos berlina (hatchback) de cinco portas, Station Wagon e, em certos mercados, uma berlina de quatro portas, onde Portugal não está incluído.
Em termos de versões, o novo Focus estará proposto nas versões Trend e Titanium, na versão desportiva ST-Line, no elegante Vignale e a versão crossover Active, esta última uma novidade. Estas versões, mais do que o nível de equipamento, permitem transformar totalmente a personalidade e o visual do Focus, adaptando-o aos desejos dos futuros proprietários.
Recorrendo à nova plataforma modular C2, esta foi desenvolvida para tornar o novo Focus até 88 kg mais leve que o actual, e melhorar o comportamento em colisão, oferecendo ao mesmo tempo um melhor aproveitamento do espaço interior sem prejudicar as dimensões externas. Para poder produzir o novo Focus, a Ford investiu 600 milhões de euros na linha de montagem da fábrica de Saarlouis, na Alemanha.
Visualmente, o novo Focus oferece uma silhueta mais sofisticada, fruto do recuar do posicionamento dos pilares A, da redução do bordo da linha de cintura e do aumento significativo (53 mm) da distância entre eixos. A frente perde aquele visual “Aston Martin” da anterior geração, ganhando uma identidade própria e mais forte, com uma grelha de grandes dimensões e duas ópticas, que podem ser totalmente em LED, tal como na secção traseira, sendo estas divididas para garantir um melhor acesso da abertura da tampa da mala.
No interior, a Ford afirma ter melhorado significativamente a qualidade dos materiais usados e a sua montagem, algo que só poderemos comprovar quando tivermos possibilidade de o testar. Visualmente nota-se uma evolução no desenho do tablier, seguindo as tendências actuais, como a colocação de um ecrã flutuante no topo para o sistema de infoentretenimento, e linhas mais limpas e simples, que contribuem para o efeito geral de mais espaço e maior requinte.
O sistema de infoentretenimento SYNC 3 recorre a um ecrã táctil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, bem como receber comandos por voz quando utilizados em conjunto com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Este sistema pode ser associado ao novo sistema de som B&O Play, composto por 10 colunas, subwoofer de 140 mm e uma potência total de 675 W. A Ford irá disponibilizar, só na Europa, um hotspot Wi-Fi móvel (FordPass Connect), que permitirá ligar até 10 dispositivos, ao mesmo tempo que permitirá, através de uma aplicação móvel, localizar o veículo, monitorizar o estado, trancar e destrancar as portas, arrancar o motor à distância (nos modelos com caixa automática) e suporte para a funcionalidade eCall.
Em termos de sistemas de ajuda à condução, o novo Focus pode receber o Ford Co-Pilot360, que suporta não só condução semi-autónoma de nível 2, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) com Stop & Go, reconhecimento de sinais de velocidade e centragem na faixa, podendo funcionar até aos 200 km/h de velocidade máxima. Conta ainda com sistema de luzes dianteiras adaptativas com iluminação predictiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito.
Estreia ainda o novo assistente de estacionamento activo que torna as manobras de estacionamento ainda mais simples, ao gerir o controlo total da caixa de velocidades (automática), acelerador, travagem e direcção, bastando ao condutor colocar a caixa em ponto morto e premir um único botão situado na consola central. Estreia também o primeiro sistema de Head-Up Display num veículo Ford.
Em termos de motorizações, o novo Focus virá equipado com as motorizações 1.0 EcoBoost a gasolina, com 85, 100 e 125 cavalos de potência, 1.5 EcoBoost de 150 e 180 cavalos, e os diesel 1.5 EcoBlue de 95 e 120 cavalos, e 2.0 EcoBlue de 150 cavalos. A oferta de transmissões divide-se em dois modelos, a tradicional caixa manual de seis velocidades, disponível em todas as motorizações, e caixa automática de 8 velocidades para o 1.0 EcoBoost de 125 cv, 1.5 EcoBoost de 150 cv, 1.5 EcoBlue de 120 cv e 2.0 EcoBlue de 150 cavalos. Ainda não foram divulgados valores para o novo Focus, estando prevista a sua chegada para o mês de Outubro.