Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Rede de CarSharing de veículos eléctricos Emov já disponível em Lisboa

A rede de carsharing de veículos eléctricos Emov começou a operar hoje em Lisboa. Com uma frota de 150 Citroën C-Zero, que podem ser alugados por 0,21 euros por minuto, descubra como conseguir 20 minutos gratuitos até ao dia 31 de Maio.

Decorreu hoje de manhã, nos Paços do Concelho, a cerimónia de inicio de actividade da rede de carsharing de veículos totalmente eléctricos Emov. Esta rede, criada a partir de uma parceria entre a Eysa e a Free2Move, marca de serviços de mobilidade do Grupo PSA, disponibilizou uma frota de 150 Citroën C-Zero que estão disponíveis numa área de serviço de 39 km2, no qual se incluí o Aeroporto Humberto Delgado.

Ao todo encontrará importantes eixos abrandigos pelo serviço, como a zona do Lumiar e a baixa de Lisboa, incluíndo bairros como Alvalade, Sete Rios, Avenidas Novas, Estrela, Amoreiras, Graças e outros. As zonas à beira Tejo, com locais emblemáticos estão igualmente incluídos, desde a zona do Parque das Nações, passando às zonas entre Belém e Pedrouços.

Iniciado em Madrid, este serviço conta já com mais de 170 mil utilizadores registados, o que tem correspondido a uma média de 15 viagens diárias por veículo, resultado esse que esperam replicar em Lisboa. Com quatro lugares disponíveis, o custo de utilização do serviço é de apenas 21 cêntimos por minuto, o que corresponde a um custo de €3,15 para uma viagem de 15 minutos. Existe ainda uma tarifa diária fixa de €63 para utilizações prolongadas, que compensa para quem precise de usar o serviço mais de 5h por dia.

Para usufruir do serviço, bastará registar-se na página portuguesa (www.emov.pt), ou através das aplicações móveis, disponíveis tanto para dispositivos Apple iOS como Android. Aproveite o período de inscrição gratuito, que dura até 31 de Maio, podendo usar o código promocional “Lisboa20” para usufruir de 20 minutos gratuitos do serviço Emov.

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, esteve presente na cerimónia, dando as boas vindas a esta iniciativa, revelando que este tipo de serviços é o tipo de complemento ideal para a renovação da rede de transportes públicos em vigor. Foi ainda anunciada a disponibilidade, por parte da CML, na criação de bolsas de estacionamento dedicados a veículos provenientes de serviços de partilha. Foi ainda reforçado o facto das viaturas do serviço Emov poderem estacionar, gratuitamente, em áreas de estacionamento reguladas.