Secções

Notícias

Ensaios

AviõesNotícias

Operador Português compra os dois primeiros Airbus A380 usados do mundo

Depois de 10 anos ao serviço da Singapore Airlines, os dois primeiros Airbus A380 foram comprados, em segunda mão, por um operador nacional, a HiFly.

A HiFly é um operador português pouco conhecido do grande público, mas bastante conhecido das grandes companhias aéreas, empresas e governos europeus, através da operação com modalidades como “Wet Lease” e “Charter”. Este tipo de operação implica que a HiFly fornece não só as aeronaves, como tripulação, manutenção e seguro, podendo operar a nível internacional, ao respeitar todos os regulamentos internacionais em vigor.

Actualmente composta por uma frota com 11 aeronaves Airbus, um A321-200, cinco A330 (200 e 300) e cinco A340 (300 e 500), a HiFly já anunciou a intenção de renovar toda a sua frota com a recente encomenda de 10 novos Airbus A330-900 Neo, com a primeira unidade agendada para ser entregue em Junho do próximo ano. Esta aeronave é capaz de transportar 365 passageiros em três classes (Executiva, Económica Premium e Económica) a mais de 6500 milhas náuticas (12 mil quilómetros).

Porém, a grande novidade é o facto da HiFly ser o primeiro operador internacional a conseguir adquirir o gigante Airbus A380-800 em segunda mão, com a encomenda de duas aeronaves provenientes da Singapore Airlines. Segundo um comunicado divulgado pela CH-Aviation, a HiFly receberá a primeira unidade (matrícula 9V-SKA) já durante o próximo mês de Junho, estando actualmente a terminar o processo de renovação no aeroporto de Lourdes, em França, tal como a segunda unidade (matrícula 9V-SKB), já em solo Francês desde o início do mês de Fevereiro.