Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Honda Civic Type R com novo recorde em Magny-Cours

À semelhança do que ocorreu em 2016, a Honda pretende conquistar os melhores tempos por volta para um automóvel de tracção dianteira em cinco lendários circuitos europeus, como Magny-Cours, Estoril, Hungaroring, Silverstone e Spa-Francorchamps.

Em 2016, como forma de comprovar o excelente desempenho do Civic Type R, a Honda criou um desafio que lhe permitiu obter tempos de volta de referência em cinco lendários circuitos europeus, Estoril, Hungaroring, Silverstone e Spa-Francorchamps, atingindo o melhor tempo por volta de sempre num automóvel de tracção dianteira. Com a chegada da nova geração do Civic Type R, a Honda volta a criar o “Type R Challenge 2018”, com o objectivo de ultrapassar os tempos estabelecidos nesses cinco circuitos.

E, aparentemente, o desafio começou da melhor maneira, com o novo Civic Type R a definir um novo recorde de volta em circuito de 2 minutos e 1,51 segundos no circuito Magny-Cours GP em França. O Type R utilizado foi conduzido por Esteban Guerrieri, piloto do WTCR, que está a competir na FIA World Touring Car 2018 com um Honda Civic TCR da Münnich Motorsport.

Para Esteban Guerrieri: “O melhor sobre o Type R é que nos dá confiança. É muito responsivo e oferece um excelente feedback. As pessoas apelidam o Type R de hothatch e provamos hoje que realmente o é; este automóvel continua a impulsionar os limites do que é possível a partir da tracção dianteira.” Acerca da flexibilidade do Type R como automóvel de estrada e pista, Guerrieri acrescentou: “A espectacularidade é que poderíamos usar o modo +R na pista e depois mudar para o modo Comfort e conduzir até casa“.

Para as restantes tentativas de um novo recorde em circuito para o “Type R Challenge 2018”, a Honda contará com os préstimos do antigo Campeão do Mundo de Fórmula 1 e actual piloto do NSX Super GT Jenson Button (Reino Unido), bem como de Tiago Monteiro (Portugal), Bertrand Baguette (Bélgica) e o lendário piloto do BTCC Matt Neal (Reino Unido).

Embora não esteja directamente associado ao desafio, recordamos que o novo tempo de referência para o circuito de Magny-Cours é o segundo recorde a ser alcançado pelo novo Honda Civic Type R, visto que em Abril de 2017 tornou-se no automóvel de tracção dianteira mais rápido em Nürburgring Nordschleife, com um tempo de volta de 7 minutos 43.8 segundos.

Gustavo Dias