Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Garmin lança novos GPS Zūno 346 e 396 para motociclistas

Garmin lança novos equipamentos de navegação para motociclistas, que se destacam por oferecer funções inteligentes, como partilha de ficheiros GPX com rotas, bem como outras soluções de conectividade com o seu smartphone.

Foi no espaço Touratech Portugal que a Garmin apresentou os seus dois novos equipamentos de navegação para motociclistas, o Zūmo 346 e 396 LMT-S. Estes dois novos modelos de gama média estão pensados para responder a todos os aspectos de quando está a andar sobre duas rodas, ao recorrerem a um design exterior adaptado às necessidades dos motociclistas, como o recurso a um ecrã resistente de 4,3 polegadas (compatível com luvas), que suporta salpicos de combustível, e que está preparado para a incidência dos raios UV e certificação IPX7.

O que diferencia estes dois novos equipamentos está na possibilidade de planeamento, partilha e seguimento das rotas com os amigos, recorrendo para tal à transferência de ficheiros de arquivo do tipo GPX, que poderão ser descarregadas pela internet, bastando para tal emparelhar o dispositivo com o seu smartphone. O manuseamento do sistema de planeamento de rotas permite especificar as preferências de rota para procurar as estradas mais emocionantes e sinuosas. Quando ligado aos dados do seu smartphone, poderá receber alertas de incidentes, trânsito, radares (fixos) e meteorologia.

Para além de poder emparelhar a um conjunto de auscultadores, reproduzindo músicas disponíveis tanto no dispositivo, através de um cartão SD ou por emparelhamento com o seu smartphone, poderá ainda fazer ou receber chamadas, bem como visualizar mensagens de texto recebidas e notificações de aplicações. Poderá ainda aceder a informações sobre os POIs (pontos de interesse), através de informações disponibilizadas pelo Tripadvisor, como as opiniões de utilizadores.

O facto de tanto o Zūmo 346, como o 396 LMT-S utilizarem ligações Wi-Fi, poderá actualizar automaticamente os mapas, pontos de interesse e de software sem precisar de o ligar a um computador, como acontecia no passado. Sempre que existir uma nova actualização disponível, o GPS, caso esteja ligado a uma rede Wi-Fi, receberá automaticamente uma notificação no ecrã a informar da actualização, permitindo executar a mesma através de um simples toque de um botão. Como habitual nos produtos Garmin, ambos os equipamentos receberão actualizações gratuitas durante a vida útil do produto.

Com um preço recomendado de €349,99 para o Garmin Zūmo 346 LMT-S e €399,99 para o Garmin Zūmo 396 LMT-S, saiba que esta diferença de valores se deve essencialmente à diferença entre os mapas suportados e acessórios incluídos, estando o Zūmo 346 equipado com a cartografia para a Europa Ocidental, enquanto o Zūmo 396 recorre à cartografia europeia completa, bem como um kit de montagem para automóvel adicional, que incluí suporte de ventosa, suporte de montagem e cabo de alimentação para tomada de 12v.