Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Apresentação – Fomos conhecer o novo Volvo XC40 em Barcelona

Foi numa apresentação fora do vulgar que tivemos oportunidade de conhecer o novo Volvo XC40, o primeiro SUV compacto da marca Sueca, que conquistou o mais importante galardão automóvel europeu, o do Carro do Ano 2018. Este modelo já está disponível em Portugal a partir de €35.000 para a versão T3 com tracção dianteira.

Barcelona é uma cidade única e, embora seja uma das mais utilizadas para as apresentações internacionais de novos automóveis, é sempre possível conhecer-se novos espaços e realizar-se novas actividades. Foi essa a proposta da Volvo Cars Portugal quando nos convidou para conhecermos o novo Volvo XC40, que nós prontamente aceitámos. Chegando a Barcelona, fomos encaminhados para o Paradiso Pastrami Bar, um bar original que revelou ser um autêntico Speakesy, nome dado aos bares clandestino e escondidos nas épocas de proibição de venda de bebidas alcoolícas.

Naturalmente que, visto termos um dia inteiro pela frente, fomos brindados apenas com cocktails sem álcool, tendo de seguida iniciado a apresentação com uma demonstração de uma das principais novidades do XC40, a integração da aplicação Volvo On Call, com permissão de partilha do veículo a amigos, tudo gerido através da aplicação móvel. Disponível para Android e iOS, o proprietário pode receber pedidos de empréstimos, podendo aprovar ou recusar os mesmos e, caso aprove, poderá atribuir um horário para o empréstimo do mesmo, tendo sempre acesso ao histórico da viatura.

Fomos convidados a experimentar a aplicação e o serviço, tendo sido criados grupos de duas pessoas, cada um com um smartphone (eram todos iPhone 8) com a aplicação pré-configurada, sendo os utilizadores do iPhone branco considerados como os proprietários da viatura, e os utilizadores do iPhone preto os convidados. O convidado teve que, no local, efectuar um pedido de empréstimo ao proprietário, tendo este aceite para que pudéssemos dar início ao ensaio do novo XC40.

Fomos novamente encaminhados para outro local desconhecido junto à Playa El Prat (próximo do aeroporto), o Surfing Hut. Trata-se de uma oficina que fabrica pranchas de surf, especificamente desenhadas para tirar partido da ondulação típica do mar mediterrâneo, na zona de Barcelona, bastante diferente do mar da nossa costa portuguesa. Esta pausa serviu para verificarmos o quão à vontade o XC40 está num ambiente de praia como este, revelando uma maior abertura da maneira de ser e estar da Volvo, habitualmente associada a paisagens frias e inóspitas da Escandinávia.

Por fim fomos até uma antiga fábrica, designada de Hidden Factory, que serve actualmente de estúdio de design, onde pudemos conhecer diversos detalhes estilísticos utilizados no novo XC40, como os painéis personalizáveis do interior do novo SUV compacto da Volvo. E, agora que lhe falámos sobra a experiência, quais as primeiras impressões que obtivemos desta invulgar apresentação do novo Volvo XC40?

Começando pelo óbvio, o XC40 é o primeiro modelo da marca a usar a nova plataforma modular para modelos de gama média, a CMA, que servirá de base para outros modelos, como o futuro V40. Este é, igualmente, um modelo que se distingue pelo design, totalmente diferente do que estamos habituados a associar a um modelo da marca de Gotemburgo, visto ter sido desenvolvido para cativar uma audiência mais jovem, que dá preferência ao design marcante e ao habitáculo distinto e prático.

Conheça as

E, neste campo, a Volvo acertou em cheio com o XC40, ao dispor um dos interiores mais originais e versáteis do mercado, interior esse que se nos dissessem tratar-se de um Skoda, acreditaríamos sem hesitação. Isto porque diversos elementos no interior foram desenvolvidos tendo em conta a facilidade de utilização, como o pormenor do gancho na tampa do porta-luvas para poder transportar sacos com compras e comida, ou o piso rebatível do fundo da bagageira, que pode ser colocado na vertical, dispondo assim de três ganchos adicionais para transporte de sacos.

Destaque ainda para os compartimentos de armazenamento de objectos de maiores dimensões, como debaixo dos assentos e nas forras das portas, onde poderá transportar uma garrafa de água de grandes dimensões e um tablet ou computador portátil, bem como na consola central, onde encontramos um local para armazenar e carregar (por indução) o smartphone, bem como um invulgar compartimento de lixo removível para armazenamento de resíduos, junto à base do apoio de braços dianteiro.

Em termos de condução, a plataforma CMA do XC40 é claramente inspirada na plataforma SPA dos modelos 60 e 90, daí comportar-se de forma exemplar, tanto em termos dinâmicos como em termos de conforto. Claro que, para tal, muito contribuíram as motorizações disponíveis durante a apresentação, os conhecidos motores diesel D4 e gasolina T5, com 190 e 247 cavalos respectivamente.

Actualmente o XC40 já pode ser adquirido com a nova motorização de três cilindros T3 a gasolina, com 152 cavalos, e com a conhecida motorização D3 diesel de quatro cilindros, com 150 cavalos. Todas estas motorizações estão disponíveis em quatro níveis de equipamento distintas, a versão base, Momentum, R-Design e a topo de gama Inscription.

Versão Combustível Versão Base Versão Momentum Versão R-Design Versão Inscription
T3 156 cv FWD Gasolina €36.974 €39.406 €42.420
T4 190 cv FWD Gasolina €46.362 €48.428 €51.626 €51.380
T5 247 cv AWD Gasolina €52.147 €55.345 €55.160
D3 150 cv FWD Diesel €40.956 €43.344 €46.358
D4 190 cv AWD Diesel €50.359 €52.551 €55.749 €55.565
Gustavo Dias