Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Peugeot introduz novas motorizações híbridas

A Peugeot prepara-se para introduzir novas motorizações híbridas na gama 508 e 3008, que permitirão reduzir significativamente os consumos e emissões dos modelos referidos. Porém, estas só chegarão ao mercado no Outuno... do próximo ano.

A Peugeot acaba de anunciar a introdução de novas motorizações Híbridas Plug-In a gasolina nas famílias 3008 e 508, tanto para modelos 4×2 como 4×4, recuperando assim a já conhecida designação Hybrid4, utilizada na anterior geração 3008. Recorrendo ao já conhecido motor de quatro cilindros a gasolina 1.6 PureTech, que debitará uma potência máxima de 180 cavalos na versão Hybrid e 200 cv na versão Hybrid4.

Este motor de combustão estará associado a um motor eléctrico de 80 kW (110cv) que será integrado na caixa automática de oito velocidades e-EAT8, que viu assim o tradicional conversor de binário ser substituído por uma embraiagem multidiscos, que garante 60 Nm de adicionais de binário nos regimes mais elevados. Na versão Hybrid4, o eixo traseiro contará com a presença de um inversor, um motor eléctrico de 80 kW adicional e um redutor para activar as quatro rodas motrizes.

Para alimentar os motores eléctricos será utilizada uma bateria de iões de lítio, colocada sob os assentos de segunda fila de bancos, de 300 volts e com capacidades que variam entre os 11,8 kWh (Hybrid) e os 13,2 kWh (Hybrid4), que poderá ser carregada em 8h numa tomada doméstica tradicional, 4h se utilizar uma tomada reforçada (tipo Green’up) de 14A, ou em menos de duas horas usando uma Wallbox (32A).

Estas baterias permitem aos modelos Hybrid e Hybrid4 funcionar em modo totalmente eléctrico durante 60 km, segundo a normal NEDC, ou 50 km segundo as novas normas WLTP (mais realistas), funcionando sempre que estiver a circular abaixo dos 135 km/h de velocidade. O funcionamento do sistema eléctrico poderá ainda tirar partido de funções como o modo Brake, que intensifica a recuperação de energia nas travagens, ou o modo e-SAVE, que lhe permitirá guardar a carga total da bateria, ou o suficiente para 10 ou 20 km, antecipando assim a chegada de uma zona de Zero Emissões no destino da sua viagem.

O sistema Hybrid estará disponível na nova berlina 508 e carrinha 508 SW, estando disponível com três níveis de equipamento (Allure, GT Line e GT), bem como no Peugeot 3008, embora neste modelo esteja apenas disponível no nível de topo GT. Este sistema garantirá uma potência total combinada de 225 cavalos, valor esse que subirá para os 300 cavalos na versão Hybrid4, exclusivo para o 3008, já que este utiliza um motor eléctrico adicional no eixo traseiro. Todas estas motorizações estão homologadas para apenas 49 g/km de emissões de CO2 (segundo norma WLTP).

Gustavo Dias