Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford lança Focus Active para uma vida mais aventureira

Ford acaba de revelar a versão mais aventureira da nova gama Focus, disponível na versão de cinco portas e Wagon, com motorizações a gasolina e diesel, de 120 a 150 cavalos (para Portugal). Deverá chegar a Portugal antes do final do ano.

Tal como aconteceu com a gama Fiesta e KA+, também o Focus acaba de receber uma versão crossover, disponível na versão de cinco portas e Wagon. O Focus Active diferencia-se por oferecer um visual preparado para lidar com as pequenas aventuras do quotidiano, graças não só às protecções nos pára-choques, cavas das rodas e saias laterais, . Inclui também duas novas cores de carroçaria, o Branco Metrópolis e Laranja Glow, bem como novas jantes de 17 polegadas (com pneus 215/55R17) e 18 polegadas (215/50R18) e barras de tejadilho de série.

Além do visual distinto, o Ford Focus Active recebeu alterações estruturais, como uma suspensão traseira independente para todas as motorizações, composta por triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos, bem como casquilhos multi-compostos com diferentes características de rigidez, para isolar melhor as pequenas irregularidades do piso. De resto, tanto as molas como os amortecedores e as barras estabilizadoras foram adaptados para elevar a distância ao solo em 30 mm à frente e 34 mm atrás, face ao Focus convencional.

Além destas alterações, também a electrónica teve que ser adaptada, passando a existir dois modos de condução adicionais (Slippery e Trail) aos já conhecidos modos Normal, Sport e Eco. O modo Slippery permite ajustar a actuação do controlo electrónico de estabilidade (ESC) e do controlo de tracção para pisos de baixa aderência, como lama, neve e gelo. Já o modo Trail, indicado para pisos moles como areia, ajusta a actuação do ABS para permitir maior deslizamento das rodas, e o controlo de tracção para permitir maior rotação das rodas.

No interior, predominam os acabamentos de maior qualidade, como o couro no volante e punho da caixa de velocidades, elementos claros no tablier e paineis das portas, e bancos reforçados com revestimento em tecido específico Active, com costuras em azul, tal como os tapetes. O sistema de infoentretenimento Ford SYNC 3 continua presente, tal como a compatibilidade dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, bem como o sistema de som Premium da B&O e a tecnologia FordPass Connect, com modem integrado, que transforma o Focus Active num hotspot Wi-Fi, que suporta até 10 dispositivos e dispõe, em opção, de uma base de carregamento wireless, por debaixo do painel de instrumentos.

Embora internacionalmente o novo Ford Focus Active esteja disponível com cinco variantes no total, para Portugal só estará disponível com a motorização 1.0 EcoBoost de 125 cavalos a gasolina, ou os 1.5 EcoBlue (120 cavalos) e 2.0 EcoBlue (150 cavalos) a diesel, ambos disponíveis com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. A única versão que está limitada à caixa automática é o 1.5 EcoBoost de 182 cavalos a gasolina, mas que não estará disponível no nosso mercado. Embora não tenha sido especificada a data de lançamento em Portugal, nem os valores, a página oficial da Ford (ford.pt) indica um PVP base de €19.990, e data de Dezembro do presente ano.