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Renault Portugal cria Fundação Grupo Renault Portugal

No ano em que a Renault comemora 120 anos de existência, a Renault Portugal lança a “Fundação Grupo Renault Portugal”, que irá actuar em quatro eixos fundamentais: Educação, Segurança Rodoviária, Mobilidade Sustentável e Integração/Diversidade.

A Renault sempre esteve associada à história da indústria automóvel nacional, com a inauguração do seu primeiro stand de vendas em 1929, primeira unidade industrial na Guarda (onde foram fabricados, entre outros, o mítico Renault 4) em 1963, ao qual viriam a seguir-se, a partir da década de 80, as unidades de Setúbal e Cacia. Desde que passou a ser designada de Renault Portugal, Sociedade Industrial e Comercial Lda, a marca Renault tornou-se líder de vendas em 32 dos 38 anos de presença directa em Portugal, tendo sido, nos últimos 20 anos, a marca automóvel preferida dos Portugueses.

Actualmente, o Grupo Renault em Portugal é um dos 15 maiores exportadores nacionais, com uma facturação superior a 1.2 mil milhões de euros, empregando 2000 funcionários directos e 1800 indirectos (através da rede de distribuição), em áreas como a distribuição, financeira, retalho e indústria. Como tal, o Grupo Renault Portugal decidiu que estava na altura de retribuir ao país o contributo que tem dado à sua extraordinária história, através da criação da Fundação Grupo Renault Portugal.

Tal como o nome indica, este projecto envolve as quatro empresas do grupo, a Renault Portugal, a RCI Bank, a Renault Retail Groupe e a Renault Cacia, que pretendem assim estabelecer uma ligação mais estreita e próxima entre o Grupo Renault e a sociedade civil, incrementando as relações com outras instituições, tanto públicas como privadas, estabelecendo parcerias estratégicas como ferramentas de trabalho para beneficiar comunidades cívicas heterogéneas.

A Fundação Grupo Renault Portugal assume assim o compromisso de manter os valores inatos do Grupo Renault, sempre no quadro de uma instituição privada com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, a “Fundação Grupo Renault Portugal” pautará a sua acção por quatro eixos de actuação: Educação, Segurança Rodoviária, Mobilidade Sustentável e Integração/Diversidade.

Na Educação, incrementará o programa “Segurança para Todos”, uma iniciativa pedagógica para a educação e segurança rodoviária infantil, em vigor desde o ano 2000. Mas há outros projectos que procurará implementar, como uma escola itinerante para crianças, atribuição de bolsas de mérito escolar/desportivo para jovens desfavorecidos e assinatura de protocolos de formação com Universidades e Institutos Politécnicos.

Já em matéria de Segurança Rodoviária, a “Fundação Grupo Renault Portugal” procurará viabilizar um projecto que pressupõe a realização de cursos de condução defensiva para clientes e automobilistas em geral. Falar de Mobilidade Sustentável será também ir ao encontro das preocupações da “Fundação Grupo Renault Portugal” que, no seu plano de actividades futuro, procurará desenvolver um concurso universitário intitulado “A Mobilidade do Futuro”, mas também cursos de condução ecológica, para além de garantir o apoio a projectos de sustentabilidade (estritamente ligados à mobilidade) e ter a seu cargo a promoção de projectos de desenvolvimento de rede de carregamentos.

Mais generalista, mas não menos importante, o polo “Integração/Diversidade” promete dinamizar fóruns de discussão global de temáticas importantes para a integração e desenvolvimento da sociedade civil, que, de alguma forma, se relacionem com os valores preconizados pelo Grupo Renault. A par de um ambicioso plano de actividades, a Fundação “Grupo Renault Portugal” terá sempre como objectivo reforçar as suas competências em áreas estratégicas, maximizando a sua capacidade de adaptação à mudança, de forma a manter a missão e a visão preconizadas na sua criação.

Gustavo Dias