Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz.io e Dailmer Trucks & Busses desenvolvem Hackathon com 15 mil euros de prémios

Mercedes-Benz.io e Dailmer Trucks & Busses desenvolvem Hackathon, onde as três melhores equipas que criarem soluções que utilizem o Blockchain na resoluções de desafios de mobilidade serão premiadas com 15 mil euros de prémios. As inscrições estão abertas até ao final do dia de hoje.

Será já durante o próximo fim de semana, nos dias 17 e 18 de Novembro, que decorrerá o primeiro Hackathon organizado pela Mercedes-Benz.io e a mais recente divisão do Grupo Daimler a integrar o seu Hub tecnológico em Lisboa, a Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub. Este Mobility Hack permitirá às equipas participantes abordarem o tema do Blockchain na resolução de desafios de mobilidade, estando previsto um prémio total de 15 mil euros, 10 mil para a equipa vencedora, três mil para a equipa seguinte e dois mil para a terceira equipe.

Não existindo limitações às capacidades dos participantes, recomenda-se algumas competências em termos de programação, design ou desenvolvimento de produtos, de preferência que tenham já alguma experiência com projectos relacionados com Blockchain. Para Gonçalo Sequeira, responsável pelo recrutamento da Mercedes-Benz.io em Lisboa, existem de momento três grandes desafios que devem ser abordados:

  • Como pode o Blockchain pode ajudar a criar confiança em todos os stakeholders para que os veículos consigam ser verdadeiramente autónomos?
  • Como é que podemos melhorar a infraestrutura para suportar o crescimento dos veículos eléctricos?
  • Como se podem criar mais e melhores alternativas de carsharing?

O objectivo foi criar desafios abertos que apelem à criatividade das pessoas que se interessam por estes temas”, reforça Gonçalo Sequeira. O evento tem como objectivo estimular a comunidade crescente na área de Blockchain, dar-lhe espaço para fazer networking, aprender e desenvolver novos desafios em conjunto. Depois de se instalar em Lisboa, no ano passado, a Mercedes-Benz.io escolhe também esta cidade para lançar este desafio pela primeira vez, ao passo que para a Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub, este evento marca a sua chegada a Portugal e é uma oportunidade única para se afirmar no panorama nacional.

Durante a sessão de apresentação do evento, que decorreu nas Carpintarias de São Lázaro, Alexandre Vaz, Managing Director da Mercedes-Benz.io reforçou a importância deste evento para o hub da Mercedes-Benz.io em Lisboa: “a partir do próximo ano vamos ter uma equipa dedicada ao Blockchain. Este Hackathon é importante para nos darmos a conhecer aos programadores e às pessoas que estão interessadas nesta tecnologia ao mesmo tempo que percebemos como a comunidade do Blockchain se está a desenvolver”.

Daniela Moczijdlower, CFO da recém-chegada a Portugal Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub (hub tecnológico da divisão de pesados da Daimler), falou sobre o porquê de estarem a lançar agora este desafio: “Estamos a viver um momento único em Lisboa e queremos centralizar os serviços digitais do grupo, também na área dos veículos comerciais”. Já Miguel Fontes, CEO da Startup Lisboa, parceira do evento, reforçou também a importância desta parceria: “temos a capacidade de mobilizar comunidade que tem a capacidade de resolver desafios e por isso temos muito gosto em termos sido o parceiro escolhido pelo grupo Daimler.

Este evento decorrerá nas renovadas Carpintarias de São Lázaro, que embora tenham tido até então uma orientação exclusiva para programas culturais, pretende assim acolher este evento para captar potenciais empresas interessadas na utilização dos seus espaços. Se desejar saber mais informações sobre este Hackathon, bem como inscrever-se (hoje é o último dia), poderá realizar a partir da página oficial, em Mobilityhacklisbon.io.