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BMW oficializa M8 Coupé e Cabrio com mais de 600 cavalos

A BMW acabou de oficializar a versão mais desejada do novo coupé de luxo da BMW, o Série 8. Devidamente apelidado de M8, este modelo estará disponível tanto na versão Coupé como Cabrio, sem esquecer da versão Competition, igualmente disponível para as duas variantes. Baseando-se na solução utilizada pelo actual BMW M5 e M5 Competition, também o BMW M8 utilizará o já conhecido 4.4 V8 TwinTurbo com 600 cavalos de potência (625 no M8 Competition), e 750 Nm de binário máximo para ambas as variantes.

As características técnicas deste motor são em tudo idênticas à solução utilizada pela berlina BMW M5 e M5 Competition, incluindo a fenomenal transmissão automática de oito velocidades M Steptronic com o sistema Drivelogic (que permite ajustar o modo de condução), e o já conhecido sistema de tracção às quatro rodas M xDrive, que também tem a particularidade de, ao desactivar o sistema DSC (Dynamic Stability Control), de converter toda a potência para as rodas traseiras.

Para conseguir lidar com toda esta potência, a BMW M teve que reforçar o chassis do já excelente BMW Série 8 com a introdução de novos braços de suspensão forjados, novas barras estabilizadoras mais rígidas, barras anti-aproximação na secção dianteira e uma barra de aço em forma de “X” e uma barra transversal em alumínio garantem uma ligação reforçada entre o eixo traseiro e a carroçaria. A suspensão adaptativa M com amortecimento controlado electronicamente, direcção electromecânica M Servotronic e diferencial activo completam a lista de opções utilizadas de série para ambos os modelos.

As elegantes jantes de 20 polegadas (com pneus 275/35 R20 e 285/35 R20) revelaram ser fundamentais para poderem alojar o poderoso sistema de travagem de origem, que pode ser reforçado através dos opcionais discos carbono-cerâmicos. Independentemente da solução escolhida, ambos funcionam em conjunto com um novo módulo mais compacto e eficaz, que integra o servofreio, actuador de travagem e sistema de controlo de travagem. Este sistema permite ainda uma actuação de dois modos, ou seja, configurar os travões para um comportamento de utilização quotidiana, ou mais directo e imediato.

Visualmente os novos BMW M8 e M8 Competition recebem pára-choques específicos, de forma a alojar as entradas de ar de maior dimensão com lâminas verticais duplas na zona da grelha principal, aberturas de ar nos painéis laterais dianteiros, espelhos retrovisores aerodinâmica optimizados, spoiler e difusor traseiro em carbono, bem como as já referidas jantes de 20 polegadas de desenho exclusivo. Exclusivo na versão Coupé está o tejadilho em fibra de carbono reforçado com plástico, estando o M8 Cabrio equipado com uma elegante capota de tecido de alta qualidade de múltiplas camadas, que abre e fecha em apenas 15 segundos.

Já no interior, destaque para os acabamentos diferenciadores, como diversos tipos de pele e elementos em fibra de carbono e alumínio. Porém, a grande diferença está nos botões disponibilizados que permitem ajustar directamente o modo de funcionamento do motor, suspensão, direcção, sistema M xDrive e travões, sendo possível memorizas duas configurações distintas, que poderão ser facilmente acedidas através dos botões M colocados no volante. De resto, falta referir a presença de um grafismo M especifico tanto para o painel de instrumentos digital como para o head-up display. Embora já possa ser encomendado em alguns mercados, não existe data prevista de chegada a Portugal, nem preços recomendados para qualquer uma das versões.

Gustavo Dias