Secções

Notícias

Ensaios

Especial

As semelhanças entre a Fórmula 1 e o póquer

PokerNews

Sendo dois desportos tão distintos à primeira vista, a Fórmula 1 e o póquer apresentam muitas mais conexões dos que as pessoas possam imaginar. E não faltam exemplos disso. Ambas as modalidades são extremamente competitivas, exigem muita estratégia por parte dos envolvidos e várias decisões são tomadas rapidamente, com base no cálculo do risco.

Ex-pilotos de Fórmula 1 que jogam póquer

Como o póquer exige muita concentração e estratégia por parte dos envolvidos, tal como acontece no automobilismo, muitos ex-pilotos de Fórmula 1 jogam póquer para preencher o lado da adrenalina e competitividade que a grande maioria destes profissionais necessitam na sua rotina.

O italiano Giancarlo Fisichella correu na Fórmula 1 entre 1996 e 2009 e representou grandes equipas, como a Renault e a Ferrari, por exemplo. Actualmente, o italiano corre pela AF Corse Ferrari no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

Fisichella compete em torneios online de póquer há algum tempo e a sua modalidade preferida é a Texas Hold’em. Nos tempos em que corria pela Force India na Fórmula 1, o italiano levou o póquer para o paddock da categoria. E outros pilotos como Vitantonio Liuzzi e Robert Kubica adoptaram a modalidade nas suas vidas após deixarem a Fórmula 1, assim como Nico Rosberg, campeão mundial da categoria em 2016.

Foto por MacKrys>>>CC BY-SA 4.0

Em 2008, Fisichella, Liuzzi, Kubica e Rosberg participaram num torneio de póquer exclusivo para pilotos, o Pit Stop Poker Club. O evento foi transmitido pela Sky Sports e terminou com a vitória de Rosberg.

Outro ex-piloto da categoria que é fã de póquer é o brasileiro Felipe Massa. Retirado das pistas da Fórmula 1 desde 2017, o brasileiro joga póquer há mais de uma década e conta já com algumas participações no BSOP (Brazilian Series Of Poker), principal circuito do desporto das cartas na América Latina.

Em 2014, o brasileiro disputou o torneio “Desafio das Estrelas” no BSOP. O evento contou com vários desportistas conhecidos do cenário brasileiro, como Maurren Magi, campeã olímpica no salto à distância nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Felipe teve um bom desempenho no torneio e por pouco não ficou com o troféu de campeão. Mas encerrou a sua participação no evento na 2ª posição. O resultado rendeu ao brasileiro uma viagem a Las Vegas e a participação garantida em qualquer torneio do BSOP do ano seguinte.

Aulas de póquer para a Sauber em 2018

Em Fevereiro de 2018, os engenheiros da equipa suíça Alfa Romeo Sauber F1 Team (actualmente Alfa Romeo Racing) receberam algumas lições de póquer para aplicar a mentalidade e os conceitos estratégicos do desporto das cartas na tomada de decisões da equipa durante a corrida.

Ao longo de duas semanas, a competidora profissional Leo Margets foi a responsável por transmitir os seus conhecimentos de póquer à equipa. Natural de Barcelona, Leo tem uma carreira sólida no póquer e é uma das competidoras mais bem-sucedidas da Espanha.

Leo procurou mostrar aos engenheiros da Sauber que uma boa decisão é muito mais valiosa a largo prazo em relação ao que pode ser perdido no curto prazo. Além disso, a espanhola insistiu junto aos engenheiros que a preparação para a tomada de decisões é tão importante como a preparação técnica para exercer as suas respectivas funções.

Em 2009, Leo terminou entre os 30 melhores no Evento Principal do World Series of Poker, um dos principais circuitos do póquer mundial. Desde então, triunfou em vários torneios conceituados, como o European Poker Tour (EPT).

“Foi muito ambicioso e eles tinham uma mente muito aberta. Eles imediatamente entenderam a analogia do meu trabalho e viram o que eu lhes poderia dar, porque o póquer, quando você sabe de que se trata, dá credibilidade, quando vê como é a tomada de decisão. Além disso, são pessoas muito inteligentes”, disse Leo, em entrevista ao jornal espanhol Marca.

Para a época actual, a equipa continua a utilizar os conselhos de Leo e agora conta com o finlandês Kimi Raikkonen no corpo de pilotos. Raikkonen é um entusiasta do póquer e já jogou diversas partidas com o seu compatriota Ilari Sahamies, um dos melhores do póquer finlandês.