Secções

Notícias

Ensaios

Curiosidades

Descubra qual é o maior pneu fabricado pela Goodyear

Por ser uma das maiores empresas de produção de pneus do mundo, a Goodyear tem que estar associada a inúmeros segmentos de mercado, para além dos óbvios pneus para veículos automóveis de ligeiros, motos e camiões. Curiosamente, quando uma das suas instalações é visitada, seja por uma visita de estudo ou simplesmente para uma reportagem, é frequente aparecer a pergunta “qual o maior pneu que fabricam?

E, sempre que a pergunta é colocada, a resposta é sempre a mesma: RM-4A+. Este pneu, de 63 polegadas, tem uma medida tão grande quanto um elefante, tendo a particularidade de pesar o mesmo. Pertencente ao segmento OTR (Off The Road), este RM-4A+ foi desenvolvido para carregar centenas de toneladas de pedras e outros materiais igualmente pesados, fazendo parte de uma gama criada especificamente para mover as maiores e mais pesadas máquinas de trabalho que operam em minas.

Com um total de 4,023 metros de diâmetro, este enorme pneu é um metro mais alto que um cesto de basquetebol, pesando um total de 5.400 kg devido à reforçada carcaça de aço e construção com cintas, para poder suportar um peso máximo de 100.000 kg a velocidades até 50 km/h.

Desenvolvido a partir de complexas simulações em computador, e em conjunto com os fabricantes dos veículos em questão, este pneu utiliza um composto de borracha para a banda chamado cool-running CycleMax, e possui sulcos entrelaçados desenvolvidos especificamente para cada funcionalidade. Os sulcos com ângulo superior ajudam a impulsionar a tracção, tendo os ângulos de flanco a tarefa de reduzir a subida da temperatura.