Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Porsche moderniza, discretamente, o seu clássico, com os novos PCCM

Um dos factores decisivos com maior peso, na compra de um automóvel novo, tende a ser as tecnologias suportadas, em especial o sistema de infoentretenimento. Uma marca que invita em sistemas aparentemente modernos, mas de funcionamento lento, irregular ou com falta de suporte em termos de ligações ou emparelhamento com o seu smartphone poderá significar que o mesmo terá uma aceitação menor do que modelos rivais, mais bem equipados. Mas e no que toca aos clássicos?

Foi a pensar nisso que a Porsche decidiu apostar no desenvolvimento dos seus próprios PCCM (Porsche Classic Communication Management), criados especificamente para poder modernizar o seu Porsche clássico. Disponível em dois formatos distintos, single-DIN (PCCM) e double-DIN (PCCM Plus), estes dispõem de um design idêntico aos auto-rádios originais, com o logótipo Porsche e botões idênticos, tendo ambos um ecrã táctil de alta resolução de 3.5 polegadas para o modelo PCCM, e 7 polegadas para o modelo PCCM Plus.

Em termos de compatibilidade, o PCCM, por usar um formato single-DIN, poderá ser instalado em qualquer Porsche 911 clássico, desde os modelos dos anos 60, até à última geração do 911 com motor arrefecido a ar (993). Já o PCCM Plus, por usar um formato double-DIN, recomenda-se a sua instalação em qualquer modelo Boxster, da geração 986, e Porsche 911 da geração 996, tendo a vantagem de ser compatível com sistemas que já estejam pré-instalados de fábrica, como o amplificador, altifalantes ou antenas do auto-rádio original.

Através destas soluções, terá acesso as mais modernas ligações, como suporte de emparelhamento por Bluetooth com o seu telemóvel ou smartphone, para realizar chamadas, reprodução de conteúdos via cartão SD, USB, Aux e Bluetooth, bem como ser totalmente compatível com a plataforma Apple CarPlay. Incluem ainda sistema de navegação Porsche, com grafismo em 2D e 3D, com respectivos pontos de interesse e informação de trânsito, podendo as instruções de navegação serem reproduzidas no painel de instrumentos.

Ainda assim, se utilizar um smartphone da Apple, a nossa recomendação seja utilização da plataforma Apple CarPlay, para poder tirar partido de todo o potencial de serviços como o Apple Maps, Google Maps ou Waze. Ambos os modelos podem ser adquiridos na rede oficial de concessionários Porsche em Portugal, com um preço de 1.439,89 euros para o PCCM e 1.606,51 euros para o PCCM Plus.