Os modelos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, que são o expoente máximo da Alfa Romeo, acabam por ser actualizados para a versão MY20, num ano que deveria de ser de celebração, pelo 110º aniversário da marca transalpina, mas que está a ser marcado pelo impacto devastador da crise da pandemia do novo Coronavírus.
Mas, deixando de lado as más notícias, está na altura de nos distrairmos com o que de melhor temos, enquanto entusiastas de automóveis, que é a nossa paixão pelos automóveis e pelo prazer de condução. E é a pensar nesses dois elementos que a Alfa Romeo melhor reforçou os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio.
Mantendo-se fiel à brilhante motorização Bi-Turbo 2.9 V6 de 510 cavalos, associada à eficaz transmissão automática ZF de oito velocidades, com as respectivas patilhas de mudança em alumínio integradas na coluna de direcção (como deveriam todas ser), esta motorização passa agora a ser disponibilizada com o opcional sistema de escape Akrapovic em titânio, para um som ainda mais exclusivo.
O sistema de gestão Alfa DNA Pro continua presente, permitindo o mesmo adaptar elementos como o controlo de chassis, a potência do motor, a resposta da caixa de velocidades e o próprio som do sistema de escape, de acordo com o modo escolhido. Não nos podemos esquecer que o Stelvio Quadrifoglio continua a ser assistido pelo sistema de tracção integral Q4.
Para garantir uma condução mais segura, sem colocar em causa o prazer de condução, ambos passam a contar com a presença dos novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), desenvolvidos em conjunto com a Bosch, que integram soluções como assistente à manutenção na faixa de rodagem, monitorização activa dos ângulos mortos, cruise control activo, reconhecimento de sinais de trânsito e controlo inteligente de velocidade, assistência em engarrafamentos e em autoestrada, bem como o assistente à atenção do condutor.
Mas nem só a experiência de condução foi melhorada, já que visualmente os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio também receberam melhorias, como as novas e elegantes jantes de 21 polegadas no SUV, e as novas cores da carroçaria, que são agora agrupadas por classes (Competizione, Metal, Solid e Oldtimer), todas elas destinadas a evocar características típicas da marca, como a sua tradição desportiva, espírito dinâmico e património da marca.
As novas cores da classe Oldtimer, por exemplo, incluem o requintado Vermelho 6C Villa d’Este, o deslumbrante Ocre GT Junior e a nova tonalidade Verde Montreal, que presta homenagem ao Alfa Romeo Montreal, lançado há 50 anos. Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio estarão disponíveis na rede nacional de concessionários Alfa Romeo, com preços que começam nos €111.500 para o Giulia, e €131.500 para o Stelvio, ao qual acrescem as habituais despesas de legalização e transporte.