Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Dacia lança Jogger, um novo familiar de 7 lugares

É certo que a Dacia já dispunha de um modelo de 7 lugares, o Dacia Lodgy, que está igualmente disponível numa variante mais aventureira “Stepway”, mas a Dacia achou que estava na altura de lançarem um novo modelo familiar de 7 lugares, que estivesse mais de acordo com as características mais procuradas no mercado.

E assim nasceu o novo Dacia Jogger, um modelo de segmento C, que reúne o comprimento de uma carrinha, o espaço de um monovolume e a aparência de um SUV, conferindo-lhe assim uma versatilidade ímpar. Com 2.9 metros de distância entre eixos, uma altura de 912 mm e um portão traseiro em formato vertical, o Jogger oferece um interior mais espaçoso e um volume de bagageira acima do habitual em veículos de 7 lugares.

O Jogger incluirá soluções para todos os ocupantes, como bandejas dobráveis e porta-copos para os passageiros da segunda fila de bancos, suportes ISOFIX, com os passageiros da terceira fila a usufruirem de assentos individuais, apoio de braço e uma janela basculante, tendo cada fila uma luz própria no tecto. Estão disponíveis diversos compartimentos de arrumação, para um total de 24 litros de capacidade, do qual se destaca o porta-luvas com 7 litros e um compartimento fechado da consola central de 1,3 litros.

Em termos de soluções tecnológicas, o Dacia Jogger conta com três sistemas de entretenimento, com a versão base (Media Control) a ser composta por um ecrã digital de 3.5 polegadas com base de ligação para smartphone, ligação Bluetooth e USB e dois altifalantes, a versão Media Display a usar um ecrã táctil de 8 polegadas, possibilidade de utilização das plataformas Android Auto e Apple CarPlay e 4 altifalantes, e a versão de topo Media NAV, com navegação integrada e conectividade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay, estando associado a 6 altifalantes e duas portas USB.

Em termos de motorizações, o Dacia Jogger contará com a nova motorização 1.0 TCe de 110 cavalos, com transmissão de seis velocidades, sendo esta compatível com a norma Euro 6D Full, bem como uma versão Bi-Fuel a gasolina e GPL, o 1.0 EGO-G de 100 cavalos, que garante consumos de 7.6 l/100 km e 121 g/km de emissões de CO2, o que corresponde a uma diminuição de 10% face a um motor a gasolina equivalente.

Para 2023 o Dacia Jogger receberá o primeiro motor híbrido da marca, que resultará da combinação de um motor a gasolina de 1.6 litros com dois motores eléctricos (um motor totalmente eléctrico e um motor de arranque de alta tensão), associados a uma caixa de velocidades multi-modo sem embraiagem.