Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Toyota vence 90ª edição das 24 Horas Le Mans

A 90ª edição da mítica corrida de 24 Horas de Le Mans decorreu este fim-de-semana, com a vitória geral a ser conquistada pelo Toyota GR010 Hybrid com o número 8, que era conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa.

Porém, e embora tenham partido da Pole Position, grande parte da corrida foi liderada pelo Toyota número 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que à 17ª hora tiveram que ir à Boxe fazer um reset do sistema eléctrico, que tinha deixado de funcionar.

Imediatamente atrás dos Toyotas ficaram os dois Glickenhaus 007 LMH, tendo o carro número 709 de Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Franck Mailleux, ficado a cinco voltas dos dois Toyota, o suficiente para conquistar a última posição do pódio desta histórica prova de resistência.

Na categoria seguinte, a competitiva LMP2, a vitória teve as cores nacionais, com o piloto António Felix da Costa a terminar em primeiro lugar da categoria, e quinto na geral, em conjunto com os pilotos Roberto Gonzalez e William Steven, ao volante do Oreca #38 da JOTA.

A segunda posição coube ao Oreca #9 da Prema Orlen Team, conduzido por Robert Kubica, Louis Deletraz e Lorenzo Colombo, tendo o pódio fechado com o Oreca #28 da JOTA, conduzido por Oliver Rasmussen, Edward Jones e Jonathan Aberdein.

Na classe GTE-Pro tudo parecia correr na perfeição para os dois Covertte C8.R da Corvette Racing, mas a segunda metade da prova acabou por demonstrar o quão exigentes são as corridas de 24 horas. O Corvette C8.R #63 abandonou a 8h do fim devido a um problema mecânico na suspensão traseira, mas foi o erro do Oreca #83 da AF Corse, com o piloto François Perrodo, quem ditou o fim do Corvette C8.R #64, ao empurrar este para as barreiras na recta Mulsanne, durante uma tentativa de ultrapassagem falhada.

Esta situação abriu caminho para uma épica batalha entre o Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki, e os Ferrari 488 GTE Evo #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Daniel Serra e o Ferrari #52, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Davide Rigon. O vencedor foi o Porsche #91, por uma margem mínima de 42,68 segundos.

Por fim, na categoria GTE AM, a vitória também teve as cores nacionais, com o estreante Henrique Chaves a subir ao primeiro lugar do pódio, juntamente com os companheiros de equipa, Ben Keating e Marco Sorensen, que partilharam entre si o Aston Martin Vantage AMR #33 da TF Sport.

O pódio finalizou com a presença de Julien Andlauer, Cooper MacNeil e Thomas Merrill, que estiveram ao volante do Porsche 911 RSR da Weathertech Racing, e Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim, que estiveram aos comandos do Aston Martin Vantage AMR #49 da Northwest AMR.

Hypercar

PosiçãoVeículo (nº)PilotosEquipaNúmero de voltas
18Buemi, Hartley, HirakawaToyota380
27Conway, Kobayashi, LopezToyota380
3709Briscoe, Westbrook, MailleuxGlickenhaus375

LMP2

PosiçãoVeículo (nº)PilotosEquipaNúmero de voltas
138Gonzalez, Felix Da Costa, StevensJota369
29Kubica, Deletraz, ColomboPrema369
328Rasmussen, Jones, AberdeinJota368

LM GTE Pro

PosiçãoVeículo (nº)PilotosEquipaNúmero de voltas
191Bruni, Lietz, MakowieckiPorsche350
251Pier Guidi, Calado, SerraFerrari350
352Molina, Fuoco, RigonFerrari349

LM GTE Am

PosiçãoVeículo (nº)PilotosEquipaNúmero de voltas
133Sorensen, Keating, ChavesAston Martin343
279Macneil, Andlauer, MerriliPorsche343
398Dalla Lana, Pittard, ThiimAston Martin342