Secções

Notícias

Ensaios

Publireportagem

Estes foram os carros elétricos mais vendidos em território brasileiro e de Portugal

Em um cenário em que a tecnologia está ocupando cada vez mais espaço na nossa vida, surgem inovações diárias, seja para suprir velhas demandas ou responder a estímulos recentes do mercado internacional. Os veículos elétricos representam um grande avanço em termos de pesquisa e tecnologia em relação aos automóveis com motor a combustão, além de possuírem um campo ilimitado de desenvolvimento de inovações, que ajudarão a mudar o futuro da mobilidade.

Além de representarem um avanço em tecnologia, os carros elétricos acabam por desgastar muito menos o meio ambiente, devido ao funcionamento do seu motor, o que acaba por poluir menos a atmosfera. Esse fenômeno não fica só por conta dos veículos, mas é uma tendência praticada por toda a indústria, por isso, muitos setores estão se digitalizando. Outros exemplos são empresas saindo do físico para o virtual, como é o caso de grandes lojas do varejo e até mesmo serviços encontrados no país que antes eram físicos, mas hoje se tornam virtuais como o site https://casino.netbet.com/br/ “trocando” estabelecimentos físicos para seu serviço virtual, serviços de delivery totalmente por aplicativos etc. Esse movimento de digitalização da economia faz com que as pessoas consequentemente façam menos uso de veículos potencialmente poluentes ao meio ambiente.

 

Como funciona o motor de um carro elétrico?

Existem algumas tecnologias desenvolvidas para carros elétricos, mas antes de tudo é importante entender como um motor elétrico funciona em si.

O motor elétrico é composto, basicamente, por peças de eletroímã ou ímã natural que se repelem ou se atraem, dentro de um movimento de giro. Esse movimento de repulsão magnética por parte das peças faz com que a parte móvel do motor elétrico se movimente. É desse jeito que os motores elétricos geram a energia para movimentar. Esse modelo de motor elétrico foi concebido no início do século XX e até hoje é amplamente utilizado.

Atualmente, existem carros já totalmente elétricos, carros mistos parcialmente elétricos ainda com uso de combustível fóssil e parcialmente elétricos com o motor elétrico. Além disso, há carros elétricos que utilizam células de hidrogênio para se manterem ativos, além de carros que precisam ser ligados na corrente elétrica para que suas baterias sejam devidamente carregadas, sendo Impossível utilizar o veículo antes dessa recarga.

Carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022 e território português até o início do ano

Tendo em vista toda essa questão ambiental e tecnológica, os carros elétricos fazem certo sucesso no Brasil, alcançando um número de vendas expressivo nos últimos anos. Segundo os dados levantados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram vendidos 4.073 veículos leves eletrificados em junho (o segundo melhor mês da série histórica), totalizando nada menos do que 20.427 unidades no primeiro semestre de 2022.

Esses são os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022. Como pode ser visto, devido ao tamanho do país, carros elétricos ainda são vistos como uma “novidade” não comumente procurada por brasileiros.

  1. Volvo XC40 – 629 unidades;
  2. Renault Kangoo – 393 unidades;
  3. Volvo C40 – 370 unidades;
  4. JAC E-JS1 – 317 unidades;
  5. Mini Cooper SE – 217 unidades;
  6. Nissan Leaf – 208 unidades;
  7. Renault Zoe – 191 unidades;
  8. Fiat 500e – 164 unidades;
  9. Citroën Jumpy – 148 unidades;
  10. Porsche Taycan – 147 unidades;
  11. JAC E-JS4 – 114 unidades;
  12. Audi e-tron – 105 unidades;
  13. Peugeot e-Expert – 78 unidades;
  14. BMW i3 – 52 unidades;
  15. BYD Tan – 46 unidades;
  16. BMW IX – 36 unidades;
  17. BYD ET3 – 23 unidades;
  18. Tesla Model S – 18 unidades;
  19. Tesla Model Y – 18 unidades;
  20. JAC E-J7 – 17 unidades;
  21. JAC IEV 20 – 14 unidades.

Já no território de Portugal, esse é o “top” de vendas de carros elétricos. Veja as marcas e os carros mais vendidos. As vendas em Portugal são mais animadoras e devem crescer grandemente nos próximos anos, de acordo com as expectativas do mercado. Segue o top 10 europeu e logo abaixo, a lista dos 5 carros mais vendidos até 2022 aos portugueses.

  1. Tesla Model 3
  2. Renault ZOE
  3. Volkswagen ID.3
  4. Volkswagen ID.4
  5. Kia e-Niro
  6. Fiat 500
  7. Skoda Enyaq
  8. Hyundai Kauai
  9. Peugeot e-208
  10. Volkswagen e-UP!

Tesla Model 3 (1140 unidades vendidas em Portugal), Nissan Leaf (1064 unidades), Renault ZOE (964 unidades), Pegout E-2008 (796 unidades) e Pegout E-208 (749 unidades).