A Renault anunciou uma nova gama de veículos comerciais ligeiros eléctricos, no que considera ser uma «nova era para a marca neste segmento». A gama inclui três modelos: Estafette, Goelette e Trafic, que serão lançados a partir de 2026, todos inspirados em modelos históricos da marca francesa.
Segundo a Renault, estes veículos foram desenvolvidos para «responder a todas as exigências de uma ampla gama de actividades» e foram criados em colaboração com a Flexis, uma joint venture com o Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM.
A marca francesa destaca que esta «abordagem inovadora» permite «possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos». Cada um dos três modelos da nova gama tem características específicas para diferentes tipos de utilização.
A Trafic E-Tech foi criada para oferecer um «equilíbrio entre funcionalidade e estilo actual», apresenta um design monovolume que lhe confere «proporções contemporâneas, um perfil limpo e dinâmico». Além disso, a Renault salienta a sua «excelente manobrabilidade», destacando ainda o seu «raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio».
Também inspirado num modelo muito conhecido da Renault (uma carrinha lançada em 1959) é a Estafette E-Tech (imagem em baixo). Com um formato compacto, e uma porta lateral deslizante, este modelo foi desenvolvido para «facilitar as operações logísticas em centros urbanos, onde a manobrabilidade é essencial».
Finalmente, temos a Goelette E-Tech (o modelo original é dos anos 50), que assume três configurações: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante. A secção traseira foi, assim, projectada para oferecer uma «grande capacidade de adaptação para múltiplas utilizações», tornando-o uma opção «robusta e flexível para profissionais que precisam de um veículo adaptável».
Para já não há preços, datas concretas de lançamento nem características detalhadas sobre as motorizações e outras tecnologias das novas Estafette, Goelette e Trafic E-Tech. No entanto, a Renault já criou uma área específica no seu site para estes novos modelos comerciais.