Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Renault Espace regressa ao futuro: a carrinha familiar acentua o formato SUV e vem com um motor híbrido de 200 cavalos

©Renault | Espace©Renault

A Espace é um dos modelos mais reconhecidos da Renault: lançada em 1984, esta carinha foi a escolhida por muitas famílias, ao longo de quarenta anos. Em 2025, este modelo regressa ao futuro com um «design actualizado, melhorias significativas no interior» e um grupo motopropulsor híbrido E-Tech de 200 cavalos. O formato SUV, adoptada pela marca a partir de 2023, acentua-se com este novo modelo de 2025.

Disponível nas versões ‘Techno’, ‘Esprit Alpine’ e ‘Iconic’, a nova Espace vem com alterações na frente, capot, na porta da bagageira e nos faróis traseiros – em relação à geração anterior, «mais um terço dos elementos exteriores foram renovados». Aqui, a marca destaca o equilíbrio entre «elementos estruturados e técnicos» e as «linhas suaves dos guarda-lamas e das portas», que dão a este automóvel um «visual mais dinâmico».

Uma das principais novidades é a integração do «maior tecto de vidro opacificante da gama Renault», o Solarbay, com «quase dois metros quadrados». O novo Espace estreia ainda o sistema de reconhecimento do condutor, com base numa câmara que fica no pilar A esquerdo.

©Renault | Espace
©Renault

Ao identificar o condutor, este sistema «ajusta automaticamente» preferências como a posição do banco, estações de rádio favoritas e aplicações Google. «Os dados não são enviados para nenhum servidor, mas sim armazenados no automóvel», garante a Renault.

O interior foi, ainda alvo de uma actualização, com «novos materiais e melhorias na insonorização». Os bancos dianteiros foram redesenhados para «garantir maior ergonomia e apoio», enquanto o isolamento acústico passa a ter como base «vidros laminados e vedantes mais eficientes». O Espace pode ainda assumir uma configuração de cinco ou sete lugares.

Nas características mais tecnológicas, destaca-se o sistema multimédia OpenR Link com serviços Google (Mapas e Assistente, com comandos de voz), personificado num ecrã duplo de 24 polegadas com um head-up display opcional de 9,3 polegadas. O Renault Espace traz ainda um sistema de som Harman Kardon, carregamento por indução, portas USB-C e «tomadas de 12 V à frente e na bagageira».

©Renault | Espace
©Renault | Espace

Para alimentar o Espace a Renault escolheu, como já referimos, um hybrid E-Tech de 200 cavalos, composto por um motor a gasolina de três cilindros, 1.2 litros turbo de com 130 cavalos e dois motores elétricos. O motor principal tem 70 cavalos, enquanto o secundário funciona como «gerador de arranque». O consumo médio fixa-se nos 4,8 litros, garante a marca.

Para já, ainda não há preços nem data de disponibilidade do novo Espace, mas já se sabe que virá em seis cores: Azul Báltico acinzentado (novo), Azul Midnight, Branco Pérola, Preto Starry, Esprit Alpine e Cinzento Xisto acetinado.

Deixe um comentário