Kia sucede… à Kia: a marca coreana bisa nos World Cars Awards com o EV3 a ser coroado “rei”

Pela segunda vez consecutiva, a organização dos World Car Awards atribuiu o prémio ‘World Car Of The Year’ a um Kia: o EV3 sucede ao EV9. Este modelo eléctrico da marca coreana tinha a concorrência, nesta categoria, do BMW X3 e do Hyundai Inster.
Ao contrário do que tinha acontecido em 2024, não houve um automóvel a ganhar em duas categorias em simultâneo, algo que tinha acontecido precisamente com o Kia EV9 (‘World Electric Vehicle’ e ‘World Car Of The Year’).
Contudo, a Coreia do Sul tem outro representante no palmarés da edição deste ano: o Hyundai Inster foi considerado o melhor automóvel eléctrico, contra o Kia EV3 e um modelo de luxo, o Porsche Macan.
E foi precisamente na categoria ‘World Luxury Car’ que houve, talvez, a maior surpresa dos World Car Awards: o Volvo EX90 ganhou a dois Porsche, o Macan e o Panamera. Contudo, a marca alemã “vingou-se” na ‘World Performance Car’, com o 911 Carrera GTS. Aqui, estava outro Porsche, o Taycan Turbo, e o BMW M5.

Da China, veio o vencedor na categoria ‘World Urban Car’, o BYD Seagull / Dolphin Surf, que já chegou à Europa, mas ainda sem confirmação de disponibilidade em Portugal. O Inster também estava na corrida, assim como o Mini Cooper.
Finalmente, na ‘World Car Design of the Year’, o automóvel considerado como tendo o melhor aspecto, foi o Volkswagen ID. Buzz, a recriação eléctrica da ‘Pão de Forma’ da marca alemã.
As votações completas e os pontos atribuídos com cada critério pelo júri dos World Car Awards pode ser vista aqui.