PV5 Cargo: o comercial ligeiro 100% eléctrico da Kia vai andar em tour nacional

A Kia vai estar a percorrer o País apresentar o PV5 Cargo, um modelo que assinala a «estreia da marca no segmento dos veículos comerciais ligeiros totalmente eléctricos». A iniciativa decorre até 13 de Novembro num conjunto de concessionários centrado na zona Norte.
Quem marcar presença nos vários concessionários pode inscrever-se para integrar a lista prioritária de ensaios do PV5, assim que as primeiras unidades de teste estiverem disponíveis. As inscrições são feitas no site da Kia.
O PV5 Cargo é o primeiro elemento da nova linha PBV (platform beyond vehicle), uma plataforma concebida para criar soluções eléctricas «modulares e adaptáveis a diferentes tipos de utilização».
Em Portugal, vai ficar disponível com baterias de 51,5 e 71,2 kWh cuja autonomia é de 297 e 416 quilómetros, respectivamente. A potência varia entre 122 e 163 cavalos, e o carregamento rápido de 10 a 80% demora cerca de 30 minutos. O espaço de carga é de 4,4 metros cúbicos, o que corresponde a dimensões de 2,25 m de comprimento, 1,56 de largura e 1,5 de altura; o peso máximo da carga útil é de 790 kg na versão standard e 690, na de maior autonomia.

No habitáculo, o PV5 tem um painel de instrumentos de 7,5 polegadas, um ecrã de navegação de 12,9 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, sistema Kia Connect, carregador sem fios para smartphone, iluminação full LED e capacidade Vehicle-to-Load (V2L).
O novo Kia PV5 Cargo está disponível em Portugal na especificação L2H1, ou seja, de comprimento médio e com a altura mais baixa da gama, segundo a tipologia de carroçaria dos veículos comerciais. Os preços começam nos 28 447 euros sem IVA, o que dá um valor final de 36 981 euros.
Aqui ficam as datas e os stands onde vai ser possível ver o PV5 Cargo ao vivo:
Coimbra: MCoutinho, 3 de Novembro
Aveiro: Rodda, 4 de Novembro
Santa Maria da Feira: Lércio Pinto & Filhos, 5 de Novembro
Paços de Ferreira: Auto Reno, 6 de Novembro
Braga: Cardan, 7 de Novembro
Viana do Castelo: KV Automóveis, 10 de Novembro
Porto: JOP, 11 de Novembro
Vila Nova de Gaia: AMF, 12 de Novembro
Maia: Filinto Mota, 13 de Novembro











