Mercedes-Benz revela novo Classe A Limousine
A Mercedes-Benz irá lançar o novo Classe A Limousine no final do presente ano, estando prevista a chegada a Portugal no início de 2019. Além de receber todas as soluções tecnológicas do Classe A, como o MBUX, e será o automóvel com o melhor coeficiente aerodinâmico do mercado, com valor de Cd de apenas 0,22 Cd.
A Mercedes-Benz acaba de revelar o novo Classe A Limousine, que será apresentado oficial para o próximo Salão Automóvel de Paris, durante o mês de Outubro. Esta nova versão, com lançamento em Portugal previsto para o início do próximo ano, utiliza uma carroçaria de quatro portas com 2,729mm de distância entre eixos, bem como proporções de uma limousine compacta e dinâmica, bem ao estilo do anterior CLA, que será futuramente substituído por uma nova versão, destinada a rivalizar com modelos de segmentos superiores.
Construído nas fábricas de Aguascalientes (México) e Rastatt (Alemanha), este modelo oferece maior habitabilidade que o seu sucessor, ao oferecer mais espaço em altura, ao nível dos ombros e para as pernas que o seu antecessor, incluindo nos lugares traseiros, os mais prejudicados pela linha descendente da carroçaria após o pilar central. Também a bagageira foi severamente melhorada, não só em capacidade (420 litros) como no acesso à mesma, tendo a abertura 950 mm de largura e 462 mm de diagonal, entre a fechadura e o bordo inferior do vidro traseiro.
Por fora, o destaque vai para a secção dianteira, que devido a ter uma área frontal menor que a do CLA, com 2,19 m2, foi possível reduzir o arrastamento aerodinâmico para um valor de Cd de referência de 0.22, significativamente superior ao já de excelente valor de 0.23 do anterior CLA, e 0.25 do novo Classe A. Para este resultado contribuiu igualmente a aplicação de apoios aerodinâmicos, como os spoilers à frente e atrás e, em alguns mercados, a aplicação de uma grelha de radiador com duas lamelas móveis, para optimizar o fluxo de ar.
No interior, além da já referida melhoria significativa no espaço a bordo, encontra-se o visual moderno e vanguardista estreado no novo Classe A, de onde se destacam as saídas do sistema de climatização com desenho de turbina e retroiluminação em algumas versões, e cockpit totalmente digital, com integração do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) em três versões distintas. Poderá optar pela versão base com painel de instrumentos digital e ecrã do sistema com 7 polegadas, painel de instrumentos de 7 polegadas e ecrã do sistema de 10.25 polegadas, ou ambos com ecrã de 10.25 polegadas.
O sistema MBUX permite usar o ecrã táctil de alta resolução, bem como usar o touchpad colocado na consola central, os botões tácteis no volante ou receber instruções por voz, tirando assim partido do sistema de assistência inteligente, através da palavra-código “Hey Mercedes”, à semelhança do que acontece com os assistentes de dispositivos móveis como o Siri nos smartphones da Apple.
Em termos de motorizações, o novo Classe A Limousine estará disponível, durante a fase de lançamento, com duas das mais importantes motorizações disponíveis no novo Classe A de cinco portas, a versão A 200 a gasolina, de 163 cavalos, e a versão A 180d a diesel, com 116 cavalos. Ambas as motorizações estão associadas à eficaz caixa 7G-DCT de dupla embraiagem, estando a Mercedes-Benz a anunciar consumos combinados de 5,2 a 5,4 l/100km para o A 200 e 4,0 a 4,3 l/100km para o A 180d, o que corresponde a 123 e 113 g/km de emissões máximas de CO2.