Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi revela nova geração do A4

Chegado à sua quinta geração, o novo A4 será uma das estrelas da Audi no próximo Salão de Frankfurt, poucas semanas antes do início da sua comercialização em Portugal, agendada para o início de Outubro.

Recorrendo à plataforma MLB, o novo familiar compacto, disponível tanto no formato berlina como Avant, será 25mm mais comprido e 16mm mais largo, embora vá ser até 120kg mais leve que a actual geração, graças ao recurso de elementos em aço de alta resistência e alumínio. A maior distância entre eixos de 12mm garante maior espaço para todos os ocupantes, estando os lugares traseiros mais desafogados graças aos 23mm de espaço para as pernas.

A nível de design, não espere contar com uma revolução, tendo os responsáveis da marca preferido apostar numa continuidade das linhas actuais do A4, embora recebendo elementos que caracterizam os mais recentes modelos, como o capot moldado, a grelha mais larga e as novas ópticas com luzes LED diurnas, existindo como opcional os eficazes faróis Matrix LED.

No interior destaque para a nova ergonomia, disposta de forma semelhante à encontrada no novo Q7, com destaque para os novos bancos 9kg mais leves, pela possibilidade de integração do Audi Virtual Cockpit, um ecrã de 12,3 polegadas no lugar do painel de instrumentos, e um ecrã central para o sistema de infoentretenimento MMI, que pode ter até 8,3 polegadas, poderá suportar Apple CarPlay e Android Auto, bem como pode ser associado a um sistema de som Bang & Olufsen de 755W e 19 altifalantes.

No campo das motorizações o novo A4 recebe 7 novos motores durante o lançamento, dois 2.0 TDI e dois 3.0 TDI, com potências entre os 150 e 272cv, e três 2.0 TFSI de 190 a 252cv, sendo todas as motorizações significativamente mais eficientes, estando o A4 2.0 TDI Ultra certificado para apenas 95g/km de CO2. Mais tarde serão lançadas as versões S4 e Allroad. Todas as motorizações poderão ser combinadas com uma caixa manual de seis velocidades, uma de dupla embraiagem de 7 velocidades e uma automática de 8 velocidades, podendo alguns modelos receber o sistema de tracção integral quattro, de série no topo de gama 3.0 TDI.