Tal como aconteceu com o Ibiza Cupra, também a gama Leon Cupra recebe uma actualização, passando a versão de topo a dispor agora de um novo motor 2.0 TSI com 290cv de potência. Disponível nos formatos já existentes da gama Leon Cupra (Coupé SC, hatchback e carrinha ST), o novo Cupra 290 distingue-se, visualmente, pelo pack aerodinâmico de série com spoiler no topo do tejadilho, capas dos espelhos retrovisores a preto e pelo desenho exclusivo das jantes de liga leve de 19 polegadas, com pintura titanium.
O novo Leon Cupra 290, que passa a oferecer 350Nm de binário logo às 1700rpm, mantém as prestações do modelo de 280cv, ou seja, 5.7s para atingir os 100km/h e 250km/h de velocidade máxima limitada. Também os consumos se mantiveram inalterados, com 6.6l/100km para os modelos equipados com caixa DSG de dupla embraiagem (6.7l/100km com caixa manual), o que equivale a 149g/km de emissões de CO2 (156g/km com caixa manual).
Para tirar melhor partido da nova motorização, a Seat equipou o Leon do sistema DCC (Dynamic Chassis Control), de um diferencial mecânico dianteiro (capaz de fornecer a totalidade da potência para apenas uma das rodas) e de uma direcção progressiva de série, com o sistema ESP devidamente ajustado para menores interferências no comportamento do veículo. Tirando partido do CUPRA Drive Profile, é possível ajustar o comportamento da direcção, da resposta da caixa DSG, da suspensão, do diferencial e da sonoridade do motor de acordo com as suas preferências. Este modelo estará disponível com três cores distintas, White Line, Black Line e Orange Line.