Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo SUV Skoda irá chamar-se Kodiaq

A Skoda acaba de anunciar que o seu novo SUV de grandes dimensões irá chamar-se Kodiaq. Esta designação deriva do nome do urso Kodiak, um animal que habita na ilha homónima na costa sul do Alasca, no qual existem cerca de 3500 exemplares desta espécie, que cohabitam com cerca de 14.000 pessoas numa paisagem tão fascinante quanto agreste, ao largo da costa sul do Alasca.

De acordo com o dialeto Alutiiq, os nativos chamam ao urso: Taq uka ‘aq, a letra “q” no final é característica dos nomes de animais. Ao incluir esta característica na designação no novo SUV familiar, a Skoda evidencia o seu respeito pelo idioma Alutiiq. Ao mesmo tempo, o “q” cria um nome diferente para o novo e original Skoda.

Segundo os responsáveis da marca, parte da razão para a escolha desta associação entre o novo SUV da Skoda e o urso Kodiaq devem-se aos traços comuns partilhados, como a dimensão, força e um verdadeiro dominador de espaços ao ar livre. O novo Skoda Kodiaq tem um comprimento de 4,70 metros e pode acomodar e transportar confortavelmente sete ocupantes, em estrada ou em trilhos off-road. A vitalidade também está visível no design do Skoda Kodiaq, com linhas distintas, intensas e plenas de dinamismo, representando ao mesmo tempo robustez, resistência e protecção.

Outro paralelismo entre o urso Kodiak e o novo Skoda é o seu espírito de família. Erguendo-se a uma altura de três metros e com cerca de 400 kg de peso, os ursos machos Kodiak são uma das espécies de maior porte e mais fortes desta raça. Em contraste com algumas outras espécies, vivem de forma pacífica e sociável, formando laços sociais, partilhando experiências e brincando juntos.

Alguns ursos Kodiak partilham inclusivamente as suas melhores localizações para a captura de salmão, sendo este o local onde estes animais inteligentes desenvolvem truques e técnicas “Simply Clever”, tal como as muitas soluções funcionais dos modelos da Skoda.

Juntamente com o lançamento do Kodiaq, a Skoda irá lançar um novo lema, o “Descubra novos caminhos”. O modelo inicia a nova campanha dos modelos SUV da marca checa, pretendendo conquistar novos grupos de clientes para um segmento de mercado que se encontra em rápido crescimento. O Skoda Kodiaq tem agendado o lançamento junto do grande público no segundo semestre de 2016. A sua comercialização está prevista para o início de 2017.

ŠKODA Kodiaq_02