Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz com solução inovadora de assistência de salvamento

Depois de terem integrado uma solução por código QR para facilitar o acesso a informações de emergência em caso de acidente, a Mercedes-Benz acaba de lançar uma solução que vem complementar essa, através do lançamento de uma aplicação para dispositivos móveis. Desenvolvida para ser usada em Smartphones e Tablets, a App Assistente de Salvamento da Mercedes-Benz permite fornecer apoio aos serviços de emergência no local de um acidente, ao disponibilizar os cartões de salvamento de várias viaturas.

Esta App pode ser considerada como um arquivo de cartões de salvamento de todos os veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da Mercedes-Benz, bem como de alguns modelos da Fuso, uma das marcas de veículos comerciais da Daimler Trucks. As fichas digitais dos dados de salvamento são sempre uma fonte de informação preciosa, ajudando os serviços de desencarceramento a libertar de forma rápida e em segurança os passageiros dos veículos envolvidos em acidentes.

Os cartões de salvamento indicam uma descrição dos componentes que constituem os sistemas de segurança tais como os airbags, baterias e tubagens de combustível. No caso dos veículos eléctricos e híbridos, são igualmente indicados todos os componentes que constituem o sistema eléctrico de alta tensão. Com o auxílio das vistas tridimensionais, as equipas de desencarceramento podem trabalhar de forma ainda mais rápida e seleccionar os locais mais adequados e seguros de aplicação das guilhotinas.

A app permite rodar, ampliar ou reduzir livremente os modelos tridimensionais, podendo ser usado um modo de realidade aumentada, que permite reproduzir com precisão e detalhe foto-realístico de todos os componentes do veículo danificado, sendo esta função particularmente útil para as equipas de desencarceramento que se encontrem no local do acidente.

Outra vantagem da App Assistente de Salvamento da Mercedes-Benz reside no facto de não ser necessário estabelecer uma ligação online, podendo a mesma funcionar em modo offline, evitando possíveis falhas de comunicação com a rede de dados no local do acidente. Para aceder à informação do veículo envolvido, bastará a leitura dos códigos QR, habitualmente afixados junto dos pilares B e no lado interior da tampa do depósito de combustível. Os proprietários de veículos mais antigos poderão solicitar a instalação do respectivo código QR numa Oficina Autorizada Mercedes-Benz.

A App Assistente de Salvamento inclui detalhes de todos os modelos de ligeiros de passageiros Mercedes-Benz fabricados desde 1990, comerciais ligeiros Mercedes-Benz desde 1996 e todos os modelos Smart fabricados desde 1998. No que diz respeito aos veículos comerciais, também estão incluídos os modelos Fuso Canter 467 fabricados desde 2005 e Canter 468 desde 2013. A aplicação encontra-se actualmente disponível em 24 idiomas, podendo ser descarregada de forma gratuita para dispositivos com sistemas operativos iOS e Android.