Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Conheça o novo Porsche Panamera

O “patinho feio” da Porsche foi completamente redesenhado para esta nova versão, que recebe um visual mais inspirado no novo 911 Carrera, com linhas e proporções mais dinâmicas e atraentes. Ligeiramente mais comprido (34mm), mais largo (6mm) e mais alto (5mm), este modelo aparenta ser, curiosamente, mais baixo, devido à redução da linha de altura na secção traseira (-20mm), sem influenciar negativamente no espaço disponível para os lugares traseiros.

À frente destacam-se as novas ópticas com luzes diurnas em LED de quatro pontos, sendo a traseira o local onde se registam maiores mudanças face ao modelo anterior, com a utilização de novas ópticas tridimensionais em LED com luzes de travagem integradas de quatro pontos, sendo estas unidas por uma faixa em LED que percorre toda a largura da traseira.

Como acontecera no anterior modelo, o novo Panamera mantém a utilização de um discreto aileron perfeitamente integrado na tampa da mala, sendo este extensível quando necessário. No caso do Panamera Turbo, a versão mais potente da gama, o aileron divide-se, de forma a se poder extender, criando assim uma área de superfície de actuação adicional. Mais abaixo encontra-se um novo difusor, onde estão integradas as duas saídas de escape duplas, sendo estas redondas nas versões Panamera 4S e 4S Diesel, e trapezoidais na versão Turbo.

Porsche Panamera_07

O interior do novo Panamera foi totalmente redesenhado, com a aplicação de inúmeros comandos sensíveis ao toque que substituem as tradicionais teclas, e integração de ecrãs de alta resolução. No painel de instrumentos, composto por dois ecrãs de 7 polegadas, encontram-se ligados pelo conta-rotações ao centro, sendo este o único elemento analógico.

No centro da consola central encontra-se um novo ecrã de 12.3 polegadas de alta resolução, sendo este sensível ao toque para permitir manusear com precisão a nova geração do sistema Porsche Communication Management (PCM). Este, que permite uma configuração distinta entre o condutor e o passageiro, permite aceder a funções como navegação online, Porsche Connect, integração do Smartphone através do Apple CarPlay, podendo este ser igualmente controlado através do novo controlo por voz, que responde a questões, como se de um assistente pessoal se tratasse.

Em termos mecânicos, o novo Panamera vem equipado com três novos motores biturbo com injecção directa, sendo estes mais potentes e eficazes que os anteriores. Todos estes podem ser equipados com o sistema de tracção permanente às quatro rodas e à nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem PDK. Estão assim disponíveis um novo 2.9 V6 a gasolina de 440cv para o Panamera 4S, V8 de 422cv e 850Nm de binário para o Panamesa 4S Diesel e um 4.0 V8 a gasolina de 550cv para o Panamera Turbo.

Para garantir um comportamento típico de um desportivo, o novo Panamera poderá receber, como opcional, a suspensão pneumática adaptativa com uma nova tecnologia que recorre a três câmaras, o Porsche Active Suspension Management (PASM), Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e sistema activo de estabilização, bem como a aplicação de um sistema direccional para o eixo traseiro, à semelhança do que foi implementado no 918 Spyder e no novo 911 Turbo.

A nova geração Porsche Panamera já poderá ser encomendada em qualquer concessionário oficial Porsche, estando prevista a chegada das primeiras unidades a partir do dia 5 de Novembro do presente ano. Os preços em Portugal começam nos 134.644 euros para o Panamera 4S, 154.320 euros para o Panamesa 4S Diesel e 188.007 euros para o Panamera Turbo.