Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Estado Português conquista medalha de ouro em infracções e multas de trânsito

O Estado Português conquistou uma verdadeira medalha de ouro, no que toca ao pagamento de infracções no pagamento de impostos e multas de trânsito, com um total de 907 milhões de euros cobrados durante o ano de 2015. Este valor, anunciado pelo Tribunal de Contas na rubrica de “taxas, multas e outras penalidades” num relatório publicado ontem, revelou um aumento de 15% face ao ano anterior, cerca de 118 milhões de euros a mais face a 2015.

Os 907 milhões de euros cobrados aos cidadãos representam um máximo histórico para as contas dos organismos, tendo a Autoridade Tributária e Aduaneira sido o principal responsável por este crescimento, ao conquistar um aumento de 53,8 milhões de euros de cobrança coerciva, o que representa um crescimento de 145% face ao ano anterior.

A nível de multas e coimas por infracções ao Código da Estrada, estes registaram um crescimento de 30,7% face a 2015, o que representa um aumento de 21,2 milhões de euros adicionais. Este valor divide-se pelos mais 10,3 milhões conseguidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e 9,8 milhões de euros conseguidos pela GNR.