Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Mercedes-Benz SLC 250d – Visual renovado

Com a recente renovação da nomenclatura dos modelos desportivos e SUV, a Mercedes-Benz teve que alterar o nome de alguns modelos que já começavam a fazer história, não só dentro do grupo Daimler como da própria indústria automóvel. Um exemplo disso é o desportivo SLK, que passou agora a fazer parte da família Classe C, razão pelo qual recebe a terminação “C” no final do nome, passando agora a designar-se de SLC.

Além da alteração do nome, o novo SLC recebe algumas alterações estéticas que permitem mante-lo actualizado de acordo com a mais recente linha estilística da marca, ao receber uma frente totalmente redesenhada, com ópticas em LED que parecem saídas de um Classe C, tal como a grelha, que recebe o famoso padrão diamante, que desempenha um papel fundamental para tornar este modelo ainda mais atraente.

O resultado é excelente, e todas as alterações, incluindo as novas linhas no capot e as linhas laterais mais arredondadas (perdeu o visual angular do último SLK) conferem ao SLC um visual mais elegante, aproximando-o dos “Dream Cars” superiores da marca, como o fenomenal SL (que felizmente mantém a sua designação). A capota rígida removível mantém-se inalterada, demorando meros segundos a abrir ou a fechar, dependendo do estado do tempo, e do seu estado de espírito.

mb-slc250d_14

Neste último ponto, visto o modelo do parque de imprensa que obtivemos para teste estar equipado com os excelentes AIRSCARF, que garantem um fluxo de ar quente na zona do pescoço, graças à saída de ar embutida nos encostos de cabeça, a posição normal do tejadilho foi recolhida, embora tenha sido fundamental o uso da rede aerodinâmica colocada entre os encostos de cabeça, para evitar a recirculação de ar no interior do habitáculo.

E já que falamos no interior, aqui as alterações não são tão significativas, embora existam algumas novidades, como o volante que recebe um novo desenho mais tridimensional, e o selector da caixa de velocidades, que embora seja automática (9G-Tronic de 9 velocidades), possui um manipulo que imita o utilizado no SL, conferindo um visual (e tacto) mais luxuoso no interior deste SLC.

mb-slc250d_15

De resto tudo se mantém inalterado, prevalecendo a excelente qualidade de construção e os materiais usados, dependendo neste caso dos packs e opcionais que escolher, como foi o caso dos estofos em pele Confort em Preto/Dinamica, que além de conferir aos bancos um aspecto mais desportivo e luxoso, com acabamentos como zonas em pele perfurada, pospontos em vermelho, também o volante recebeu zonas em camurça para melhor tacto e o tablier a ser forrado em pele.

Já em termos de tecnologias usadas, destaque para a integração do modo Dynamic Select, disponível de série nas versões superiores, como foi o caso desde SLC 250d, que permite escolher um dos diversos modos de condução disponíveis (Comfort, Sport, Sport +, Eco e Individual), bem como o Active Brake Assist ou o opcional Pack de Assistência de Faixa de Rodagem e o Distance Pilot Distronic, uma solução Cruise Control adaptativa.

Quanto a motorizações, o SLC está disponível com quatro motores a gasolina, o SLC 180 de 156cv, SLC 200 com 184cv, SLC 300 com 245cv e SLC 43 AMG com 367cv, ou esta versão, o SLC 250d equipada com o conhecido 2.1 turbodiesel de 204 cavalos, que associado à já referida caixa 9G-tronic, garante médias de consumo surpreendentemente baixas. Apesar da ideia de associação de um motor diesel num roadster desportivo, o resultado surpreende, não só porque a sonoridade foi ligeiramente trabalhada, como pelo comportamento, visto que este motor possui 500 Nm de binário, o que garante algumas derivas controladas em curva sempre que o condutor desejar, tornando a experiência de condução mais emocionante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima245 km/h
Capacidade2143 ccAceleração (0-100 km/h)6,6 s
Potência204 cv (3800 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário500 Nm (1600 rpm)Urbano (anunciado)5,5
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,2
TracçãoTraseiraCombinado (anunciada)4,7
CaixaAutomática de 9 velocidadesEmissões CO2123 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4133 / 1810 / 1301 mmValor base€53 900
Peso1605 kgValor viatura testada€72 249
Bagageira285 litrosI.U.C.€250.61