Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Skoda revela novidades do renovado Octavia

A terceira geração do Skoda Octavia acaba de receber uma importante actualização, não tanto visual, mas sim em termos de tecnologias utilizadas. Visualmente as novidades estão inseridas na renovada dianteira, de forma a assimilar as novas linhas de identidade da marca, de onde se destaca a nova grelha, os novos pára-choques e as ópticas, que passaram a ser duplas e poderão usar, opcionalmente, uma solução totalmente LED.

Internamente, o Skoda Octavia continua a ser uma referência, em termos de espaço, no Segmento C, com o elevado espaço para todos os ocupantes, bem como para a impressionante bagageira que mantém uns impressionantes 590 litros no caso da berlina e 610 litros para a carrinha, sendo esse espaço ampliado para os 1580 litros e 1740 litros, respectivamente. A carrinha terá como opcional, um mecanismo de abertura eléctrico, mas mantém a utilização de soluções “Simply Clever”, como a incorporação de uma lanterna LED removível na bagageira.

Onde poderá encontrar maiores diferenças será no interior, com destaque para os novos bancos com novos revestimentos, sistema de luz ambiente personalizável com 10 cores distintas, novo painel de instrumentos, volante aquecido (particularmente útil no mercado de origem, a República Checa), entre outros. Estão presentes três botões personalizáveis que permitem criar acessos rápidos a funções como ajustes na climatização, modo de condução, ajuste dos bancos ou no sistema de infoentretenimento.

E por falar em infoentretenimento, o novo Skoda Octavia contará com novas soluções, que começam nos sistemas simples Swing e Bolero, ou com navegação integrada Amundsen e Columbus. Todas as principais funções utilização botões físicos para o seu manuseamento, sendo as restantes funções acedidas através de botões tácteis através do ecrã táctil disponível, que é de 8 polegadas nos modelos Bolero e Amundsen, e de 9,2 polegadas no modelo Columbus.

Os modelos mais avançados, como o Amundsen e Columbus têm a particularidade de poder receber um módulo LTE 4G (que suporta velocidades até 150 Mbit por segundo), permitindo ao sistema funcionar como Hotspot WiFi para todos os ocupantes. Todos os sistemas suportam a plataforma SmartLink+, compatível com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.

Através do opcional Phonebox, poderá carregar o seu Smartphone através de um sistema de carregamento sem fios e reforça a capacidade de captação de sinal do seu terminal móvel ao usar a antena externa do Octavia. O renovado Octavia será colocado à venda antes do final do presente ano, estando prevista a chegada das primeiras unidades já para 2017.