A quarta edição do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks, que tem como objectivo premiar o melhor condutor ecológico do mundo. A prova terá início durante o mês de Abril, e permitirá que mais de 2500 condutores de todo o mundo demonstrem as suas capacidades enquanto o melhor condutor de cada país, competindo posteriormente, em representação do mesmo, na grande final internacional.
Para esta competição seráo usados 10 camiões Renault Trucks T480 Optifuel de 13 litros, que irão percorrer as estradas europeias durante as classificativas nacionais. Estes veículos ostentam as últimas inovações concebidas para reduzir o consumo de combustível. Incluem funcionalidades aerodinâmicas, como deflectores de tejadilho, deflectores laterais, carenagens laterais e extensões de carenagem.
Equipados com motores Step C Euro 6 de 13 litros com um sistema de injecção common rail, estes estão equipados com sistema de inibição do modo Power, eco cruise control com Optiroll (um modo de roda livre controlada), um compressor de ar desembraiável, uma bomba de direcção de débito variável e uma funcionalidade de paragem automática do motor. A mais recente geração de camiões conta também com o regulador de velocidade Optivision, que utiliza uma ligação GPS para adaptar as mudanças de velocidade, aceleração e velocidade média de acordo com a topografia do percurso.
Depois de uma série de testes de pré-selecção, os melhores condutores ecológicos em cada país irão enfrentar-se nas finais nacionais. O melhor condutor ecológico de cada país irá então participar na grande final internacional do Optifuel Challenge em Outubro de 2017. Essa final será dividida em duas partes, a parte teórica, que será composta por um questionário que irá testar os respectivos conhecimentos em termos de condução ecológica, e por fim a parte prática, onde será realizado um teste de condução em estrada aberta num camião Renault Trucks T Optifuel com a duração de cerca de 40 minutos. O vencedor será o condutor que consumir menos sem sacrificar a velocidade comercial.
Para poder participar, deverá contactar a Galius, empresa do Grupo Nors, que será a responsável pela organização da competição em Portugal. Existirão testes de pré-selecção, no qual cada condutor participante será avaliado e classificado de acordo com os respectivos resultados Ecoscore, que são transmitidos no final de cada mês. A ferramenta Ecoscore avalia as habilidades de condução individuais e a utilização do camião, através de um algoritmo desenvolvido graças aos mais de 20 anos de experiência em condução ecológica da Renault Trucks.
Este sistema avalia a eficiência da condução com base em três critérios principais, a antecipação (utilização da inércia do veículo e do pedal do travão), o uso adequado do veículo (tempo passado na zona de eficiência) e o tempo passado com o motor em marcha lenta. Os condutores seleccionados poderão, posteriormente, efectuar as restantes provas nas instalações da Galius em datas distintas, 27 de Abril em Vila do Conde, 4 de Maio em Santarém e 11 de Maio em Castanheira do Ribatejo, onde será realizada a prova final nacional.