Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Daimler vai construir uma das maiores fábricas de baterias do mundo

O Grupo Daimler AG irá construir uma das maiores e mais modernas fábricas de baterias de iões de lítio do Mundo, dando assim o próximo passo estratégico para a sua ofensiva de modelos eléctricos da Mercedes-Benz. Para tal, o Grupo Daimler investiu cerca de 500 milhões de euros na fábrica da Accumotive, em Kamenz (Alemanha), uma subsidiária detida Daimler.

Os convidados de honra que marcaram presença na cerimónia foram a Chancellor Angela Merkel e o Primeiro-Ministro da região da Saxónia, Stanislaw Tillich, que juntamente com Dieter Zetsche (Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Director da Mercedes-Benz Cars), Markus Schäfer (Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Cars, Produção e Aprovisionamento), Frank Deiss (Director de Produção de Cadeias Cinemáticas e Director da Fábrica Untertürkheim da Mercedes-Benz) e Frank Blome (Director Executivo da Deutsche Accumotive GmbH & Co. KG), depositaram a caixa de uma bateria de um veículo como a primeira pedra da construção da fábrica.

Através deste investimento, a Daimler atinge um total de cerca de mil milhões de euros investidos num conjunto global de produção de baterias. “Com a segunda fábrica de baterias em Kamenz, estamos a dar o arranque inicial para o desenvolvimento da primeira fábrica de baterias premium para veículos eléctricos,” afirma Markus Schäfer. “A produção local de baterias é um factor importante de sucesso e um elemento fundamental para servir de forma flexível e eficiente a procura mundial por veículos eléctricos. Isto permite à nossa rede de fábricas de produção posicionar-se adequadamente para a mobilidade do futuro.

O início da laboração da nova fábrica de produção está previsto para meados de 2018. Com uma área de cerca de 20 hectares, a fábrica ficará na vizinhança directa com a fábrica de baterias existente, sendo que a nova fábrica permitirá quadruplicar a área de produção e de logística em Kamenz para um total de cerca de 80,000 metros quadrados. Nos próximos anos, a Accumotive irá aumentar gradualmente o número de empregados na fábrica para o dobro do actual número.