Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford e Google criam App de realidade virtual de segurança rodoviária

O desejo de estarem sempre ligados (FOMO – Fear of missing out) com os amigos ou as redes sociais tem levado a novas categorias de acidentes, colocando os jovens condutores cada vez mais em risco. Esta teoria é reforçada tendo em conta os últimos dados europeus, que revelam que nos mais de 3600 jovens que morrem em acidentes na estrada a cada ano, cerca de dois terços são condutores, culpa de situações como distrações pelo uso de redes sociais, tirar selfies ou envio de mensagens de texto.

Para destacar o impacto e os perigos envolvidos, a Ford, em parceria com a Google e o estúdio de realidade virtual Happy Finish desenvolveram uma aplicação de realidade virtual, designada de Ford Reality Check. Esta aplicação pretende assim experimentar as potencialmente fatais consequências do uso de dispositivos móveis, que têm resultado nestes números de fatalidades assustadoras.

Segundo a neuro-cientista Lynda Shaw, os jovens estão programados para serem extra-sensíveis ao FOMO e é por essa razão que eles continuam a comunicar com os seus amigos enquanto conduzem. “Os estudos mostram que a parte do cérebro que ajuda a reduzir a ansiedade quando somos excluídos pelos nossos pares está menos activa quando somos mais jovens,” afirmou Shaw. “Os adolescentes acham extremamente perturbador ser excluído pelo seu grupo. Mais importante, este córtex pré-frontal também está associado a funções como a avaliação de riscos, planeamento futuro e controlo das nossas acções.”

A App Ford Reality Check usa a plataforma Google Daydream VR para colocar no papel de condutor distraído que apanha amigos no caminho para uma festa. Mensagens, chamadas e passageiros, todos competem pela sua atenção, provocando uma série de situações de perigo “por muito pouco”. A distracção final tem consequências fatais. Nos testes iniciais, 90 por cento daqueles que usaram a App afirmaram que mudariam a sua conduta ao volante depois da experiência.

Estar envolvido num acidente automóvel pode ser uma experiência que muda a vida e, infelizmente, para muito jovens, pode por fim à sua vida de forma trágica. Esperamos que ao proporcionar um vislumbre assustador da facilidade com que isto pode acontecer, encorajemos os jovens a conduzir de forma mais segura,” disse Jim Graham, Director do programa Ford Driving Skills for Life. O Ford Reality Check será demonstrado nos eventos Ford Driving Skills for Life em vários países europeus, e estará brevemente disponível na loja Google Play.