Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Fiat 500X S-Design Cross 1.6 Multijet DCT – Não consegue passar despercebido

Não tenho problemas em afirmar que, dentro da série Fiat 500 (e derivados), que o 500X tem sido o meu modelo preferido, desde o seu lançamento, culpa pelo facto de utilizar uma plataforma maior e mais espaçosa, a mesma utilizada pelo Jeep Renegade. Isso nota-se especialmente em termos visuais e de proporções (especialmente face ao 500L), mas também em termos de condução e na qualidade e montagem dos materiais no interior.

Como tal, não tive qualquer problema em desejar testar a versão especial S-Design que a Fiat acabou de lançar para a gama 500X e Tipo. Para o 500X, esta versão conta com interiores personalizados, mas mais importante que isso, um visual exterior que reforça a imagem do 500X, tornando-o ainda mais atraente, com a aplicação de jantes de liga leve de 18 polegadas escurecidas, vidros escurecidos, faróis Bi-Xénon com moldura escurecida, detalhes em toda a carroçaria em preto mate e a belíssima pintura Alpi Green Mate.

Foi impressionante ver o quanto este Fiat 500X deu nas vistas, especialmente em pessoas que pensavam tratar-se de algum veículo militar, devido à cor exterior usada. Infelizmente as mudanças não são tão significativas no interior, embora existam inúmeros elementos a destacar-se, como o tablier em preto mate com textura e logótipo 500X acobreado, tendo sido removidas todas as aplicações em cromado, como a moldura do rádio e das saídas de ar, por aplicações em preto brilhante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Igualmente presentes estavam uns confortáveis estofos em tecido Castiglio em preto com design Chevron, com inserções em redor em pele preta e costuras acobreadas, existindo ainda um logótipo 500X, na parte superior das cortas, bordado a linha preta na parte inferior e cobre na parte superior. O resultado é um interior elegante, sóbrio e, no meu entender, que se enquadra na perfeição no esquema de personalização de toda esta versão S-Design. Eu, pessoalmente, adorei.

De resto estamos perante um Fiat 500X tradicional, embora esta versão viesse equipada com um eficaz sistema de climatização de duas zonas, entrada e arranque de motor sem chaves, os já referidos faróis Bi-Xénon, câmara de estacionamento traseira, entre outros. Infelizmente não fiquei fã do sistema de infoentretenimento UConnect, mas fiquei reconfortado por saber que para 2018 a Fiat irá lançar a versão UConnect HD Live, com ecrã táctil de 7 polegadas (o actual tem 5″), compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

Em termos de condução, estivemos perante um modelo equipado com o conhecido, e eficaz, motor 1.6 Multijet diesel, que debita 120 cavalos de potência e 320 Nm de binário máximo às 1750 rpm. Este motor veio, neste caso em concreto, acompanhado pela caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades, que revelou ser uma agradável aliada para uma condução mais tranquila e confortável. Porém, quando utilizámos um andamento mais agressivo, aplicando o modo Dynamic no selector DNA, a mesma revelou ser algo indecisa, sendo recomendável usar nessas ocasições a caixa em modo manual.

Pena os manípulos de mudança de velocidade do volante serem minúsculos, tornando a sua utilização algo complicada quando estamos a desfrutar em pleno do grande comportamento deste 500X, que vinha equipado com os excelentes Michelin Pilot Sport 3 nas suas jantes de liga leve de 18 polegadas. Mas, regressando a um andamento mais calmo, e ao modo Normal no selector DNA, este 500X revelou ser bastante eficaz, e senhor de um invulgar conforto para um veículo com este comportamento e jantes tão grandes. Parece que voltei a confirmar o meu apreço por este modelo, sendo esta, indiscutivelmente, a melhor versão disponível na actualidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima186 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)10,5 s
Potência120 cv (3750 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário320 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)4,7
TransmissãoEstrada (anunciado)3,9
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)4,2
CaixaAutomática de seis velocidadesEmissões Co2110 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4248 / 1976 / 1600 mmValor base€28 450
Peso1320 KgValor viatura testada€31 185
Bagageira350 / 1000 litrosI.U.C.€145.05
Gustavo Dias