À semelhança do que aconteceu com o M4, também o M3 recebe o “tratamento” CS, ou seja, ficou mais leve, mais potente e mais eficaz, embora com o mesmo inconveniente, uma produção limitada a apenas 1200 unidades em todo o mundo. Tal como o M4, este modelo baseia-se na receita de sucesso do M4 GTS, embora tenha sido ligeiramente “domesticado” para poder ser utilizado em estrada.
Visualmente as diferenças resumem-se à aplicação de diversos elementos em fibra de carbono, como o splitter frontal e outros apoios aerodinâmicos, spoiler e difusor traseiro, capot com saídas de ar e tejadilho, tudo isto para poder reduzir o peso total em 10 kg face ao M3 tradicional.
As jantes utilizadas são inspiradas no BMW M4 de competição do DTM (Campeonato de Turismo Alemão), equipadas com pneus Michelin Pilot Super Sport de 265/35 R19 na dianteira e 285/30 R20 atrás. Estas deixam antever o sistema de travagem de alto desempenho utilizado, sendo possível optar-se pelos discos carbo-cerâmicos como opcional.
No interior dominam materiais como a Alcantara, cozida com costuras com as cores da divisão M da BMW (Branco, Azul e Vermelho) em elementos como o volante, consola central, alavanca da caixa de velocidades e fole do travão de mão. O original botão de arranque (Start) é vermelho, e os bancos desportivos (Tanto dianteiros como traseiros) são oriundos da versão Competition Package.
Mas, vamos ao que interessa, o motor deste M3 CS. Trata-se do mesmo 3.0 de seis cilindros em linha, que recebe 10 cavalos de potência adicional face à versão Competition Package, e 30 cavalos que o M3 tradicional, e um binário máximo de 600 Nm. Este motor, associado a uma caixa M DCT de dupla embraiagem de sete velocidades, garante um poder de aceleração que permite ao M3 CS atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada a 280 km/h.
Para garantir um excelente comportamento em estrada, o M3 CS utiliza uma suspensão activa e um diferencial autoblocante electrónico. Apesar de todo este poder de aceleração, a BMW garante que o novo M3 CS só consome 8,3 litros por cada 100 km, isto segundo as normas NEDC, o que corresponde a emissões de 194 g de CO2 por quilómetro percorrido. Se está interessado em adquirir este modelo, recomendamos que corra já para um concessionário, a tentar a sua sorte.