Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Sistemas de infoentretenimento poderão receber anúncios

É inquestionável que os sistemas de infoentretenimento têm evoluído bastante nos últimos anos, situação essa que os levou a serem considerados como um dos elementos mais importantes na escolha e na satisfação de utilização de um automóvel. Aproveitando o interesse dos proprietários em optarem pelos sistemas mais completos levou a que sejam abertas novas portas para um aproveitamento adicional destes sistemas.

Uma dessas portas será a introdução de publicidade específicas através da localização da viatura. Uma das empresas que está a desenvolver essa solução é a Telenav, uma empresa de software californiana que acabou de apresentar no CES 2018, em Las Vegas, uma plataforma publicitária que permitirá reproduzir no ecrã do sistema de infoentretenimento publicidade relacionada com lojas ou serviços de acordo com a sua localização.

Imagine passar junto a uma zona comercial e receber anúncios de uma cadeia de fast-food com cupões de desconto exclusivos no ecrã do seu sistema de infoentretenimento? Naturalmente que terão que ser estabelecidas regras, como o facto de essa publicidade apenas poder ser reproduzida quando a viatura estiver parada, para evitar distracções durante a condução.

Segundo a Telenav, será possível eliminar os anúncios, pagando um valor para que os mesmos não sejam reproduzidos, um pouco à semelhança do que acontece com as contas premium de serviços como o Spotify. Embora esta plataforma apresente bastante potencial para um rendimento adicional aos fabricantes, estes poderão demorar algum tempo a implementar esta solução. Talvez quando a condução se tornar uma solução banal.

Anúncios relevantes como cupões de descontos e recomendações serão enviadas para os sistemas de acordo com as informações fornecidas pelos veículos, como as rotas frequentemente utilizadas, destinos e hora do dia em que conduz. Por exemplo, um condutor poderá receber um anúncio de descontos numa pizzaria que esteja a caminho do percurso habitual de regresso a casa, ou ser alertado de uma promoção de uma loja próxima do seu destino. Adicionalmente, sempre que a viatura estiver prestes a entrar na reserva, a plataforma poderá recomendar os postos de abastecimentos mais próximos, indicando potenciais descontos em vigor.

Recordamos que diversos serviços criados pela Telenav já são utilizados por fabricantes como a Ford, General Motors, Lexus e Toyota, com a Toyota a usar no Camry o sistema Scout GPS Link, uma aplicação de navegação, tal como a Lexus utiliza em diversos modelos desde 2016. A integração desta plataforma de anúncios com o actual sistema de navegação presente em diversos automóveis.

Gustavo Dias

Deixe uma resposta